Ícone alego digital Ícone alego digital

Setembro Amarelo: saúde mental de crianças e adolescentes é tema de palestras e debates promovidos na Alego

13 de Setembro de 2022 às 17:30
Crédito: Maykon Cardoso
Setembro Amarelo: saúde mental de crianças e adolescentes é tema de palestras e debates promovidos na Alego
Palestra: "Políticas para a primeira infância e para a promoção da saúde mental e do desenvolvimento saudável"

A Escola do Legislativo está promovendo, em parceria com a Comissão da Criança e do Adolescente, uma série de palestras com o tema “Setembro Amarelo: estratégias para a proteção da saúde mental de crianças e adolescentes”. As abordagens são relacionadas à promoção da saúde e combate ao suicídio. 

O evento foi aberto na manhã desta terça-feira, 13, pela presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia, deputada Lêda Borges (PSDB), pelo diretor da Escola do Legislativo, Teófilo Luiz, e pela chefe da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Milena Alves. Em seguida, a professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Daniela Sacramento Zanini, ministrou uma palestra voltada às principais causas de comportamento suicida em crianças e adolescentes e fatores de proteção.

Após debate, o seminário teve continuidade no período vespertino, com palestra sobre políticas para a primeira infância e para a promoção da saúde mental e do desenvolvimento saudável, ministrada pela psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Cida Alves, que destacou a importância de esclarecer a temática à população. “É um tema que a sociedade deve estar ligada. A gente se preocupa tanto com a educação e o desenvolvimento da criança, mas enquanto nós não interrompermos as experiências de violência na primeira infância, não estaremos promovendo saúde mental de verdade, tampouco desenvolvendo o cérebro de forma saudável”.

A profissional, que atua com pessoas que vivem sofrimentos psíquicos em decorrência de situações de violência, destacou, também, a necessidade de levantar discussões sobre o assunto. Ela afirma que, de acordo com estudos recentes, mesmo que consideradas leves, situações de violência podem impactar o sistema do cérebro, levando a um possível descontrole. “A conexão entre as situações de adoecimento psíquico tem correlação com a origem na primeira infância e com a vivência desses sofrimentos”, enfatizou.

Prevenção

A presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Goiás (OAB-GO), Roberta Muniz, foi quem deu início à rodada de palestras dessa tarde. Ela elencou a importância em tratar a saúde mental desde a primeira infância, com foco na prevenção de problemas futuros. “O suicídio é algo muito envolvido em tabus e preconceitos e a gente precisa desmistificar isso, em especial quando tem a ver com crianças e adolescentes”, disse.

O evento contou com a presença de profissionais de conselhos tutelares, assistência social, saúde, educação, servidores da Alego, dentre outros. “É importante trazer esse esclarecimento para instruir profissionais que lidam nessa área da infância e da juventude, para estarem mais preparados no que tange ao acolhimento e ao atendimento a esse público e à sua família, de forma que possam identificar sinais o quanto antes e evitar que um mal maior possa acontecer”, salientou.

Informação

Presente no evento, a professora Giovanna Leão, que atua na área de inspeção escolar do Conselho Municipal de Educação, destacou a importância dos conteúdos expostos no seminário para os profissionais presentes no encontro. “O órgão que trabalho, por exemplo, é normativo, deliberativo e de controle social. Então, as temáticas são pertinentes ao exercício da nossa função. Todo esse assunto nos importa muito”, afirmou.

Segundo a educadora, a informação é algo imprescindível para a conscientização e prevenção ao suicídio. “O que falta para as pessoas é conhecimento. O acesso à informação pode definir uma atuação com melhor eficácia, independentemente da função que a pessoa exerce, para que ela possa intervir de forma mais assertiva”, ponderou.

O seminário

Realizado no auditório 2 da Assembleia Legislativa, o evento segue até esta quarta-feira, 14, com o objetivo de levar, por meio desse ciclo de palestras, informação ao público a respeito dos assuntos, considerados tão delicados. De acordo com a chefe da seção Pedagógica da Escola do Legislativo, Milena Costa, a iniciativa surgiu a partir de uma audiência pública, realizada no mês de maio pela Comissão da Criança e do Adolescente, sobre a prevenção e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Houve uma demanda muito grande voltada para capacitações e seminários visando a disseminação de conhecimento acerca do assunto. Agora, no mês de setembro, que é um período de reflexão sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, conseguimos reunir palestrantes com conhecimentos diversos relacionados à saúde mental de crianças e adolescentes para trazer mais instrução, informação e, também, para discutirmos estratégias e melhores práticas para os profissionais que atuam na rede de proteção a esse público”, acrescentou Marcela Miranda, servidora da Alego na Comissão da Criança e do Adolescente.

Próximas palestras

O seminário terá continuidade, nesta quarta-feira, 14, com a seguinte programação:

8 horas - Boas-vindas com o deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos), membro da Comissão da Criança e do Adolescente;

8h20 - Abertura da palestra 3, com Érika Reis, conselheira tutelar de Goiânia.

8h40 -10 horas- Palestra 3 sobre prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes por meio da internet, com a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Elenice Mara Matos Novak;

10 horas - Coffee-Break;

10h30 -12 horas - Continuação da palestra 3 e abertura para debate, discussão, perguntas e respostas;

14 horas - Abertura da palestra 4, com Ivonilde Bida Gonçalves, do Conselho Municipal de Educação de Goiânia;

14h30-16 horas - Palestra 4 sobre a importância do brincar livre e da conexão com a natureza para o desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes, com o coordenador do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, João Paulo Mello Amaral;

16 horas - Coffee-Break;

16h30-18 horas - Continuação da palestra 4 e abertura para debate, discussão, perguntas e respostas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.