Debates políticos foi o tema do programa “Eleições Para Todos” nesta quinta-feira, 22
Na edição desta quinta-feira, 22, do programa "Eleições Para Todos”, foi abordado o tema debates políticos para o pleito de 2022. O programa foi exibido às 21 horas pelos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, pelo site oficial do Parlamento goiano e, ainda, pelo canal do Youtube.
Para falar sobre o tema, a apresentadora Monalisa Carneiro entrevistou o vice-presidente da Comissão Especial de Compliance Eleitoral e Partidário da OAB-GO, eleitoralista Wandir Allan De Oliveira.
Ao iniciar a conversa, Monalisa questionou sobre o atual cenário político. Wandir destacou a mudança no comportamento do eleitor com o advento tecnológico. “Nós migramos do ambiente do debate aberto onde existe um interlocutor e passamos a ser mediados por uma tela. E sendo mediados por uma tela é muito mais fácil te agredir e não te respeitar enquanto ser humano”, pontuou.
Ainda durante o bate-papo, o eleitoralista ressaltou que o debate é o momento para conhecer o perfil dos candidatos. “O melhor momento para se definir uma candidatura é no debate, muito mais até pelo o que não é dito do que necessariamente pelo o que é dito”, esclareceu.
Ele fez uma crítica ao que chama de “espetacularização do debate público”. Segundo ele, os candidatos estão perdendo a oportunidade de apresentar propostas efetivas.
“Está todo mundo em um lugar comum, a intenção de cada um é ver quem consegue atacar mais, quem consegue ganhar a discussão, ao invés de focar qual modelo de país que eu pretendo ver implementado para os próximos quatro anos”, afirmou.
Questionado sobre a polarização entre direita e esquerda, ele finalizou.“Eu acredito que a grande massa de pessoas sensatas que querem um processo democrático permanente na nossa sociedade, não vai permitir que essas polarizações ganhem os espaços públicos”.