Ícone alego digital Ícone alego digital

Liberdade de expressão é o tema do programa “Eleições Para Todos” que vai ao ar na TV Assembleia nesta quarta-feira, 28

28 de Setembro de 2022 às 10:20
Crédito: Denise Xavier
Liberdade de expressão é o tema do programa “Eleições Para Todos” que vai ao ar na TV Assembleia nesta quarta-feira, 28
Programa "Eleições para Todos" discute "liberdade de expressão" com o advogado eleitoral, Gustavo Bueno

O programa “Eleições para Todos”, que vai ao ar nesta quarta-feira, 28, tem como tema a “Liberdade de Expressão”. Para falar a respeito dos direitos e limites relacionados ao assunto, a jornalista e apresentadora Monalisa Carneiro conversa com o advogado eleitoral, Gustavo Bueno.

Em edição esclarecedora, o profissional explica tratar-se de um direito assegurado à toda a população. Algo que não implica, entretanto, em discursos de ódio, como frases ou palavras ofensivas, que constituem crimes contra a honra de terceiros. “A liberdade de expressão é quando o cidadão pode emitir sua opinião e o seu pensamento a respeito de um determinado tema e o que ele pensa sobre aquilo, sem qualquer tipo de censura”, enfatiza.

“Porém, quando a gente fala de liberdade de expressão, algumas pessoas pensam que isso dá liberdade para elas falarem o que vêm à cabeça, e não é assim. Existem crimes de injúria e calúnia, que não se enquadram na liberdade de expressão e não é permitido, de forma nenhuma pela legislação”, salienta o especialista.

Gustavo Bueno destaca que uma democracia só se mantém firme onde há liberdade de expressão, em que as pessoas podem emitir suas opiniões a respeito de um determinado tema. No entanto, alerta para precauções a respeito de fake news e consequentes expressões de opinião a respeito de algo inverídico.

“Estamos em uma campanha eleitoral que está muito polarizada. Então a todo momento vemos notícias falsas e têm muitos eleitores que ficam confusos, sem saber o que é verdade e o que é mentira. Nesse caso, a dica que dou é para que a pessoa vá atrás daquela informação, pesquise se aquilo é realmente verdade ou se houve distorção e somente a partir de então crie a sua opinião a respeito”, frisa.

A entrevista, em sua íntegra, vai ao ar nessa quarta-feira, 28, após o Alego News, a partir das 22 horas, na TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento estadual e, ainda, pelo canal do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.