Liberdade de expressão é o tema do programa “Eleições Para Todos” que vai ao ar na TV Assembleia nesta quarta-feira, 28
O programa “Eleições para Todos”, que vai ao ar nesta quarta-feira, 28, tem como tema a “Liberdade de Expressão”. Para falar a respeito dos direitos e limites relacionados ao assunto, a jornalista e apresentadora Monalisa Carneiro conversa com o advogado eleitoral, Gustavo Bueno.
Em edição esclarecedora, o profissional explica tratar-se de um direito assegurado à toda a população. Algo que não implica, entretanto, em discursos de ódio, como frases ou palavras ofensivas, que constituem crimes contra a honra de terceiros. “A liberdade de expressão é quando o cidadão pode emitir sua opinião e o seu pensamento a respeito de um determinado tema e o que ele pensa sobre aquilo, sem qualquer tipo de censura”, enfatiza.
“Porém, quando a gente fala de liberdade de expressão, algumas pessoas pensam que isso dá liberdade para elas falarem o que vêm à cabeça, e não é assim. Existem crimes de injúria e calúnia, que não se enquadram na liberdade de expressão e não é permitido, de forma nenhuma pela legislação”, salienta o especialista.
Gustavo Bueno destaca que uma democracia só se mantém firme onde há liberdade de expressão, em que as pessoas podem emitir suas opiniões a respeito de um determinado tema. No entanto, alerta para precauções a respeito de fake news e consequentes expressões de opinião a respeito de algo inverídico.
“Estamos em uma campanha eleitoral que está muito polarizada. Então a todo momento vemos notícias falsas e têm muitos eleitores que ficam confusos, sem saber o que é verdade e o que é mentira. Nesse caso, a dica que dou é para que a pessoa vá atrás daquela informação, pesquise se aquilo é realmente verdade ou se houve distorção e somente a partir de então crie a sua opinião a respeito”, frisa.
A entrevista, em sua íntegra, vai ao ar nessa quarta-feira, 28, após o Alego News, a partir das 22 horas, na TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento estadual e, ainda, pelo canal do Youtube.