Ícone alego digital Ícone alego digital

Como lidar com o diagnóstico de câncer de mama é tema do programa “Alego Mulher” que vai ao ar nesta 4ª-feira

05 de Outubro de 2022 às 10:02
Crédito: Hellenn Reis
Como lidar com o diagnóstico de câncer de mama é tema do programa “Alego Mulher” que vai ao ar nesta 4ª-feira
Programa ''Alego Mulher" entrevista fisioterapeuta Tabata Mussi Gomes, que fala sobre o diagnóstico e tratamento do câncer de mama

A edição do “Alego Mulher” que vai ao ar nesta quarta-feira, 5, na TV Alego, coloca em pauta as dificuldades enfrentadas ao receber um diagnóstico de câncer de mama. Para falar do assunto, a jornalista Fernanda Cândido entrevista a fisioterapeuta Tabata Mussi, que luta contra a doença desde maio deste ano.

Entre a identificação de um nódulo, ao fazer um autoexame da mama, e o recebimento da confirmação médica de que se trata de um câncer, aproximadamente um mês se passou. De acordo com Tabata, a ansiedade dessa espera foi a parte mais desafiadora durante o processo diagnóstico.

“Receber o laudo positivo é como se alguém arrancasse completamente o chão sob os seus pés, mas você fosse obrigado a continuar andando”, conta. Como profissional de saúde, a fisioterapeuta já esteve dos dois lados e tem experiência em lidar com os desafios de receber a notícia de um câncer. Por isso, já sabia da importância de contar com uma rede de apoio e acolhimento.

“Eu tinha a opção de me colocar como vítima e ficar entregue à tristeza ou enfrentar a situação de cabeça erguida e encarar tudo com leveza na medida do possível”, pondera.

Em tratamento quimioterápico há três meses, Tabata reflete também sobre os impactos na autoestima gerados, por exemplo, pela perda do cabelo. Em seu caso, procurou usar toucas que amenizam a queda e fazer apliques, mas ressalta o papel de sua psicóloga. “É fundamental que haja um profissional que te ajude a passar por esse luto. O câncer fez com que eu ressignificasse o que é beleza, que eu visse a vida com outros olhos”.

Ao final da conversa, a entrevistada lembra a importância do autoexame para o diagnóstico do câncer ainda em fase inicial. E encerra com um convite à reflexão: “Nós, mulheres, temos a tendência de cuidar sempre dos outros e esquecer de nós mesmas. Nesse Outubro Rosa, o pedido que eu faço a todas é de que olhem para si, nós também precisamos ser cuidadas”.

Os telespectadores da TV Alego poderão conferir a entrevista completa nesta quarta-feira, 5, após a edição das 21 horas do Alego News, pela TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento estadual e, ainda, pelo canal do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.