Karlos Cabral emenda seu próprio projeto que incentiva e promove agricultura familiar de base agroecológica
Foi emendado em Plenário, pelo próprio autor da matéria, o projeto de lei nº 3954/19, proposto pelo deputado Karlos Cabral (PSB), que pretende incentivar e promover a agricultura familiar de base agroecológica, e a aquisição de alimentos orgânicos pela administração pública direta ou indireta, com um limite mínimo de 30% do que será consumido.
A justificativa do parlamentar tem como base o fato de os espaços rurais de Goiás, onde esse tipo de cultivo foi adotado por conta própria, possuírem maior possibilidade de investimentos para a produção de orgânicos. Karlos defende que ao apoiar o produtor familiar, os consumidores estarão mais seguros quanto à qualidade dos produtos ofertados. “Os mesmos poderão contar com a administração pública como aliada na aquisição de um percentual da produção”, garante. O deputado lembra, ainda, que tais produtos têm como origem, a agricultura familiar ou os empreendimentos familiares rurais.
Na matéria apresentada no Legislativo goiano, a aquisição deverá ser priorizada a fim de garantir a saúde dos consumidores de tais produtos. Cabral demonstra preocupação com a qualidade dos alimentos e da água, de forma clara ao apontar dados sobre o alerta provocado pela contaminação da água, principalmente pelo uso de agrotóxicos nas lavouras. “O mundo vive um momento crítico no aspecto socioambiental”, acentua o legislador.