Ícone alego digital Ícone alego digital

Executivo apresenta matéria para incorporar o convênio do ICMS à legislação estadual

27 de Outubro de 2022 às 13:45

A Governadoria apresentou a propositura nº 10753/22, com o objetivo de obter aprovação legislativa para celebrar o convênio Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) nº 55/21, de 8 de abril de 2021, definido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que equipara a exportação, o fornecimento de produtos para uso e o consumo de embarcações ou aeronaves de bandeira estrangeira aportadas no País e revoga o Convênio ICMS nº 84/90.

O governador justificou a iniciativa a partir da recomendação do Ministério Público de Contas do Estado de Goiás (MPTCE-GO). O órgão apontou a necessidade de autorização legislativa para validar a concessão, ampliação ou prorrogação de benefícios ou incentivos fiscais, inclusive para o ICMS. Além disso, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO) apontou, também, ser imprescindível incorporar o convênio por intermédio de lei estadual, não somente por decreto regulamentar do Executivo.

Sobre a viabilidade jurídica do tema, a PGE ressaltou que o projeto está em conformidade com a lei vigente, sobretudo com a legislação eleitoral. Sobre esta última, a PGE ressaltou o § 10 do artigo 73 da referida lei autoriza a promulgação de benefícios fiscais que já estejam em execução. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também afirmou a legalidade, tendo em vista que os atos não provem, exclusivamente, do chefe do Executivo estadual, mas de todos os entes federados.

A matéria foi lida em Expediente e encaminhada à Comissão Mista para análise e relatoria. Se receber aval positivo no colegiado, o texto estará apto para votação em duas etapas em Plenário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.