Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados aprovam projeto que dá incentivo fiscal a projetos culturais e desportivos

08 de Novembro de 2022 às 15:42

O projeto de lei nº 5794/19, de autoria do deputado Talles Barreto (UB), foi aprovado em primeira votação nesta terça-feira, 8, pelo Plenário da Casa. O projeto busca instituir incentivo fiscal para empresas que promovam projetos culturais e desportivos em Goiás.   

A intenção é criar uma espécie de renúncia fiscal para incentivar a cultura, o esporte e o social. “O incentivo deve abranger o maior número de pessoas e promover o desenvolvimento dos setores dessas atividades. Assim, através da dedução de impostos, é possível que as empresas optem em destinar uma parte do imposto que deveriam pagar ao Governo para projetos culturais, esportivos e sociais”, explica o deputado.

Dessa forma, a matéria institui o incentivo fiscal para empresas sediadas no estado, que promoverem ou estimularem a produção cultural e a prática de atividades desportivas, através de investimento, patrocínio ou doação. Os projetos culturais realizados devem englobar atividades como cinema, arte, literatura, música e teatro entre outros, e as atividades desportivas de todas as modalidades. “Na prática, isso significa que o Governo abre mão de uma parte dos impostos que receberia das empresas para que seja destinada a diversos projetos sociais, e mais pessoas tenham acesso à cultura e esportes”, complementa o parlamentar.

Esse incentivo fiscal se refere à concessão mensal de um desconto no valor do ICMS, valor esse que seja proporcional ao investimento realizado nos projetos culturais. O Executivo fixará o limite máximo de incentivo a ser concedido por projeto. Entretanto, caso a empresa não comprove de forma correta a aplicação desta lei, será multada em dobro ao valor incentivado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.