Adriana Accorsi destaca reconhecimento da Alego aos pit dogs em Goiás
A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) deixou evidente o seu reconhecimento, apoio, respeito e admiração pelos empreendedores do ramo alimentício de pit dogs, em Goiás, ao discursar em sessão solene de homenagem a categoria, proposta por ela, e que acontece, nesse momento, no plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela.
Adriana Accorsi iniciou seu pronunciamento, saudando a todos os presentes. A deputada fez um cumprimento especial ao presidente do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs (Sindpti-dog), Ademilton Pereira de Godoy, que também é vice-presidente da Fecomércio. Ela frisou que é com muita honra que fará a entrega da Medalha do Mérito Legislativo a Ademilton, não apenas pelo trabalho que realiza em prol da categoria que representa, mas, também, porque foi um companheiro leal de seu pai, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Goiânia, Darci Accorsi. A deputada também realiza durante a solenidade a entrega do Certificado do Mérito Legislativo a alguns proprietários de pit dogs.
Accorsi lembrou, ainda, que os pit dogs funcionam em Goiânia há mais de 50 anos e segundo o Sindpit-dog são mais de 1.600 unidades na Capital e mais de 2.500 no estado. Ela frisou que foi a autora do projeto de lei que tornou esse comércio como patrimônio cultural e imaterial do estado de Goiás. Adriana Accorsi destacou vários episódios em sua vida, envolvendo pit dogs, inclusive de quando era professora na PUC-Goiás e saia com sua amiga para saborear o sanduíche.
Para Accorsi, a homenagem se justifica pelo caráter cultural e econômico. “Podemos citar algumas razões pelas quais os pit dogs são considerados patrimônio cultural e gastronômico do estado de Goiás. São lugares totalmente democráticos, frequentados por todas as classes sociais. Seus produtos são comercializados por um excelente custo benefício e proporcionam um momento de lazer para as famílias, além de renda para os proprietários”, disse.
Ela apontou, ainda, que esses estabelecimentos fazem parte dos costumes da população e que estão há décadas no mesmo ponto, de modo que incorporaram à paisagem e aos hábitos dos goianienses. “Os pit dogs fazem parte de nossa constituição cultural”, concluiu.