Ícone alego digital Ícone alego digital

Em reunião nesta quarta-feira, 14, deputados esgotam pauta de oito matérias na Comissão de Direitos do Consumidor

14 de Dezembro de 2022 às 16:11
Crédito: Valdir Araújo
Em reunião nesta quarta-feira, 14, deputados esgotam pauta de oito matérias na Comissão de Direitos do Consumidor
Comissão de Direitos do Consumidor híbrida

O deputado e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, deputado Amilton Filho (MDB), deu início ao encontro do colegiado às 13h30 desta quarta-feira, 14.  Na ocasião, foram distribuídos projetos para relatoria parlamentar. Os deputados também aproveitaram o encontro para discutir e votar matérias de interesse dos consumidores goianos.

Na fase de distribuição de matérias, Filho encaminhou cinco processos para relatoria dos deputados. O deputado Virmondes Cruvinel (UB) foi incumbido de relatar o projeto que penaliza a concessionária de energia que descumprir prazos regimentalmente estabelecidos e firmados com os consumidores. O projeto, protocolado na Casa com n° 2461/20, garante a aplicação de multas à fornecedora. A matéria foi proposta pelo ex-deputado e atual prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (UB).

Amilton Filho também distribuiu projetos ao deputado Coronel Adailton (UB). O parlamentar foi designado relator da matéria que  obriga as casas lotéricas e bancos da Caixa Econômica Federal a prestarem relativo atendimento ao usuário.

O texto, apresentado no Legislativo pelo deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos), tem o objetivo de minimizar a espera dos clientes nas tradicionais filas. De acordo com o parlamentar ,os bancos já possuem certas medidas para inibir a espera dos usuários, mas as lotéricas ainda carecem de regulamentação nesse sentido. A propositura tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) com o n° 0921/22.

Apreciação

Na fase de discussão e votação de matérias, outros oito projetos estiveram na pauta. O colegiado, inclusive, aprovou o parecer contrário ao projeto que proíbe serviço de abastecimento de veículos fora de estabelecimentos comerciais autorizados. A matéria, protocolada com n° 3543/20, foi apresentada pelo líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (UB). O relatório ficou a cargo do deputado Delegado Eduardo Prado (PL) que, por sua vez, foi contrário à iniciativa. Os membros da Comissão acataram, por unanimidade, o parecer do deputado.

Também foi aprovado o relatório, assinado pelo deputado Cairo Salim (PSD), em relação ao projeto que cria o aplicativo 'Agora é Lei'. O parecer, na contramão do anterior, foi favorável ao texto. A matéria, protocolada com n° 7004/21, foi apresentada pelo deputado Charles Bento (MDB). 

Em justificativa, o autor do texto argumenta que o projeto cria uma "importante ferramenta de consulta e transparência a ser colocada à disposição dos consumidores, por meio da qual terão oportunidade de serem constantemente atualizados sobre as inovações legislativas realizadas em seu favor". O parecer de Salim foi acatado por unanimidade pelos membros do colegiado. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.