Políticos do PSDB e de outros partidos prestigiam homenagem a Eduardo Leite

26 de Janeiro de 2023 às 10:38

Além de Gustavo Sebba (PSDB) na condução dos trabalhos e do homenageado, Eduardo Leite (PSDB), a mesa da sessão solene que acontece neste momento no plenário Iris Rezende é composta pelos seguintes nomes: ex-governador Marconi Perillo; deputados estaduais Helio de Sousa (PSDB) e Lêda Borges (PSDB); presidente nacional do PSDB, Bruno Cavalcanti de Araújo; representante da Câmara Municipal de Goiânia e presidente do PSDB Metropolitano, vereadora Aava Santiago; conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás, Sérgio Antônio Cardoso de Queiroz; ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Jardel Sebba (PSDB); e presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro.

A sessão conta, ainda, com a participação dos deputados Bruno Peixoto, Francisco Oliveira,  Dr. Fernando Curado, além de ex-deputados e lideranças políticas. Entre esses nomes estão: ex-deputado federal, Giuseppe Vecchi, ex-prefeito de Goianésia e ex-deputado, Jalles Fontoura;  Marconi Ferreira Perillo, pai de Marconi; Paulo de Jesus, ex-presidente do PSDB; Paulo Rezende, o Paulinho, ex-prefeito de Hidrolândia e ex-presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM); e ex-deputados Tiãozinho Costa, Afrêni Gonçalves, Eliane Pinheiro, Walter Rodrigues, e várias lideranças do interior d Goiás.

Prefeito mais jovem

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite começou sua trajetória na administração pública como assessor, chefe de gabinete e secretário interino na prefeitura de sua cidade natal, Pelotas (RS). Em 2008 elegeu-se vereador aos 23 anos, sendo eleito presidente da Câmara Municipal de Pelotas para o biênio 2011-2012. Em 2012 candidatou-se ao cargo de prefeito do município, sendo eleito com 57,15% dos votos aos 27 anos, tornando-se o chefe do Executivo mais jovem na história da cidade.

Na eleição de 2018 foi eleito, pela primeira vez, governador do Rio Grande do Sul ao derrotar, no segundo turno com 53,62% dos votos válidos, o então governador José Ivo Sartori. Em 2022 Leite foi eleito para o seu segundo mandato, após derrotar o ex-ministro, Onyx Lorenzoni, também no segundo turno com 57,12% dos votos válidos.

Agência Assembleia de Notícias