Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes propõe projeto que garante melhor atendimento aos cidadãos

09 de Maio de 2023 às 13:25

Proposta de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB) tramita na Assembleia Legislativa e visa instituir a Política Pública Estadual de Valorização do direito de Defesa do Particular em Processo Administrativo perante a administração pública no estado de Goiás.

0 projeto de lei n° 227/23 visa dar máxima eficiência aos princípios da ampla defesa, devido processo legal e sobretudo justiça aos cidadãos mineiros, por meio de garantias e acessibilidade aos advogados que defendem os interesses de seus representados em Goiás no âmbito administrativo.

A justificativa do parlamentar é baseada em dois princípios fundamentais: o princípio constitucional da ampla defesa e o princípio da eficiência na gestão pública. Ele lembra que a Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu artigo 5°, que "a todos é assegurado o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes". Esse direito é aplicável a qualquer tipo de processo, inclusive aos processos administrativos, com o objetivo de apurar infrações ou irregularidades praticadas por particulares.

Virmondes Cruvinel explica que na prática, muitas vezes os particulares não têm acesso aos meios e recursos necessários para exercer plenamente o seu direito de defesa em processos administrativos, o que acaba por prejudicar a capacidade de influenciar o resultado desses processos.

O deputado também alega que o projeto  garante que os particulares tenham acesso aos meios e recursos necessários para exercer plenamente o seu direito de defesa, assegurando justiça e  transparência nos processos administrativos e fortalecendo a confiança da sociedade na gestão pública.

O processo foi encaminhado para apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi distribuído ao relator, deputado Veter Martins (Patriota).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.