Por proposição de Bruno Peixoto, mães servidoras da Maternidade Dona Iris recebem homenagem da Assembleia Legislativa
Em sessão solene realizada na noite de terça-feira, 23, as mães servidoras da Maternidade Dona Iris receberam o Certificado do Mérito Legislativo. A iniciativa da homenagem foi do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB). A ideia, segundo Peixoto, é fazer um justo reconhecimento às profissionais, que lutam diariamente pela vida, auxiliando outras mães e seus filhos.
A sessão foi presidida pelo deputado Mauro Rubem (PT), a pedido de Bruno Peixoto, que não pôde comparecer, em função de compromissos de última hora. Na mesa diretiva, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos), o diretor-geral do Hospital e Maternidade Dona Iris, Rogério Araújo de Paula, o diretor de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Fernando Curado, o secretário de Serviços Médicos da Alego, Eduardo Bernardes, a integrante do Conselho Curador e representante da diretora executiva da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc-UFG), Cacilda Pedrosa.
Ao fazer uso da palavra, Eduardo Bernardes ressaltou que as mulheres homenageadas integram um grupo muito especial: de mulheres, mães goianas, de coração. Segundo ele, as homenageadas desempenham um papel fundamental, contribuindo para as próximas gerações. E disse que essas mães enfrentam muitos desafios, mas não abrem mão de dedicarem suas vidas ao ato de servir. “Elas são um exemplo de amor, dedicação e perseverança e merecem nosso respeito e a homenagem nessa noite tão especial.”
Bernardes se disse grato pelo belíssimo trabalho que as servidoras da maternidade desenvolvem. Ele afirmou que, apesar do presidente Bruno Peixoto não poder estar presente, ele deixou a mensagem: que, assim como as servidoras, a missão da Alego é servir.
Bernardes ainda anunciou o atendimento à solicitação da diretoria da maternidade, para a destinação de verba parlamentar para aquisição de um veículo para transporte de pacientes da unidade para a Casa da Gestante, que recebe mulheres que não são da capital.
A emenda parlamentar destinando recursos para a compra do veículo foi do deputado Ricardo Quirino, que assinou a autorização durante a solenidade. Quirino disse que cuidar da saúde é uma obrigação de todos, porque é cuidar de nós mesmos.
Logo após, o parlamentar dirigiu-se às homenageadas, sublinhando que as servidoras, que trabalham pela manutenção da vida, só merecem agradecimentos. “Recebem essa homenagem com o maior carinho, como se fosse aquele bebê que a senhora abraça. Porque é uma forma de o Parlamento reconhecer, de maneira objetiva, sincera, da forma como o Legislativo pode fazer, muito além das emendas, muito além de projetos de lei, é uma forma que o Parlamento tem de dizer para cada uma: nós reconhecemos o trabalho, o carinho, o desafio, o afeto e o compromisso que cada uma das senhoras têm para a manutenção e a valorização da vida.”
O diretor da maternidade, Rogério Araújo de Paula, afirmou que as servidoras dividem a casa e a vida com as obrigações no labor, cada uma no seu departamento, mas com o mesmo carinho, cuidado e atendimento humanizado.
Segundo ele, a maternidade não consegue absorver toda a demanda, vinda de todo o estado e até de fora. E entende que a grande procura é motivada pela filosofia de trabalho da unidade.
Rogério lembrou que, desde quando chegou à Dona Iris, há um ano, não havia muito apoio dos poderes constituídos, até que foi surpreendido pela visita do secretário Eduardo Bernardes à unidade. “O momento foi muito oportuno. Nós agradecemos, não só o veículo, que veio para somar nossa atenção à Casa da Gestante, mas todo o apoio que vocês vêm nos dando. Essa realmente é uma Casa do povo, porque toda vez que precisamos, essa Casa nos acolheu e vem nos acolhendo”, agradeceu.
A representante da Fundahc–UFG, Cacilda Pedrosa, disse que a instituição se sente honrada em participar desse momento de reconhecimento às mulheres que, muitas vezes, abdicam de suas vidas para cuidar dos outros, especialmente em um momento de grande alegria, mas que pode ser um momento de muito sofrimento, que é a hora do parto. “A Fundação está à frente da Maternidade Dona Iris, desde a sua reabertura e junto com vocês tem construindo uma maternidade mais humana, que pensa nas pessoas, que cuida das pessoas. Isso está no nosso DNA, o DNA da Fundação é o mesmo da Universidade Federal de Goiás, que está ligada à formação para a vida real pessoas. (...) E vocês fazem toda essa diferença. Então, parabéns a todas. Nós somos muito gratos à Assembleia por esse reconhecimento”, disse a médica.
Os Certificados do Mérito Legislativo foram entregues às homenageadas pelo deputado Mauro Rubem, pelo diretor-geral do Hospital e Maternidade Dona Iris, Rogério Araújo de Paula, pelo secretário de Serviços Médicos da Assembleia Legislativa, Eduardo Bernardes, e pela representante Fundahc–UFG, Cacilda Pedrosa.
Discursando em nome das homenageadas, após a entrega dos Certificados, Eliamar Costa Pinto da Silva ressaltou que o dia foi de muita alegria, para todas as profissionais da maternidade, pelo reconhecimento público pelo trabalho diário.
A servidora lembrou que o trabalho das profissionais da unidade é o primeiro contato que os bebês têm com o mundo. E que a acolhida que elas dão às crianças é exatamente como fazem com os próprios filhos.
Eliamar disse que o reconhecimento feito pela Alego é um incentivo para todas as servidoras. “Temos fôlego para nos dedicar mais a essas famílias, que não são nossas de sangue, mas marcam nossas almas. Somos gratas, por estarem olhando por nós. Somos gratas e confirmando a importância de nossas ações. Em nome de todas as minhas colegas da Maternidade Dona Iris, o nosso muito, muito obrigada”, finalizou.
A sessão foi encerrada com a tradicional foto de todas as homenageadas na sessão solene.
Homenageadas:
Adriana Cristina David
Adriana Marques da Silva
Ana Cláudia da Silva
Ana Paula Araújo Dias
Ângela Beatriz de Lima Borges
Anna Carolina Firmiano Cintra
Cinthya Donaria Pereira de Negreiros
Cleusa de Queiroz Machado
Daniela Silva dos Santos
Diana de Aguiar Sousa
Divina Eterna Cardoso
Eliamar Francisca das Neves
Eliane Ferreira Paranhos Pinto
Eliete Silva Santos
Fabiana Calaça de Moraes
Gláucia Marisa dos Anjos
Herika Isabella da Costa
Heylha Mar Costa Pinto
Ivone Duarte Fonseca Souza
Joice Carvalho Bueno Santana
Juraci Vaz da Silva
Layane Kelly de Castro Dias
Lilian Dayse Gomes Monteiro
Lilian Martins Mendonça
Lilian Teixeira de Souza
Linda Matildes de Lima Bittencourt
Lúcia Abadia de Carvalho Queiroz
Ludineia Silva Ferreira
Ludmila Nunes Blamires
Márcia Gizelia dos Santos Silva de Bastos
Maria Célia Machado de Oliveira Assis
Maria Liziane de Sousa Fernandes
Nayara Almeida Venditti
Patrícia Francisca Magalhães Tristão
Patrícia Gonçalves Evangelista
Renata Mendes Vieira
Rosângela de Abreu Alves
Silvia Amália Gomes Bettanin
Silvia Ferreira
Sueyde Regina Rocha Siqueira
Taísa Bruna Gonçalves
Tatiany Rodrigues Azcutia
Tayane Cristina Chaves de Oliveira
Vanessa Patrícia de Araújo Oliveira
Viviane Vieira de Melo
Waldeniria de Oliveira Batista Lopes
Yvana de Carvalho Rispoli
Selma Ferreira da Mota.