Alego inicia em instantes a quinta edição do projeto Virada Ambiental
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza na manhã desta segunda-feira, 5, a quinta edição do projeto Virada Ambiental, promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Parlamento goiano, presidida pela deputada Rosângela Rezende (Agir). O evento, voltado à preservação e restauração do Cerrado, terá lugar no auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela, a partir das 9h30. A data marca a celebração do Dia do Meio Ambiente, em âmbito mundial, e também marca o início das atividades da Semana do Meio Ambiente no Parlamento goiano.
A presidente Rosângela Rezende destaca que será um dia inteiro de programação com muita informação sobre o meio ambiente e sustentabilidade. O programa tem como objetivo alcançar os 246 municípios goianos, com o plantio de mil mudas de espécies nativas em cada cidade. O evento conta com a parceria de diversas instituições goianas, incluindo a Universidade Federal de Goiás (UFG), idealizadora do projeto.
O professor Emiliano Lôbo de Godoi, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG, estará presente na abertura da edição do Virada Ambiental para apresentar a proposta do programa e destacar os pontos que o tornam essencial na luta pela preservação da biodiversidade em Goiás.
Ao todo, serão doadas 246 mil mudas por instituições, como a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (Idesa), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), a Saga Moto, o Sistema de Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB/GO), além da UFG e dos viveiros municipais responsáveis pelo plantio e orientações técnicas.
Para mobilizar os municípios e alcançar o objetivo de plantar espécies em todo o estado, o evento conta com o apoio da União dos Vereadores de Goiás (UVE-GO), da Federação Goiana de Municípios (FGM) e da Associação Goiana de Municípios (AGM). Na quarta edição do projeto, realizada em novembro de 2022, 230 municípios goianos participaram e foram plantadas 200 mil mudas de várias espécies.
Concurso Fotográfico
Durante a abertura da quinta edição do Virada Ambiental, será lançado o edital de inscrições do 4º Concurso Fotográfico Yocihar Maeda, com o tema "Cerrado - O berço das águas". O objetivo do concurso é capturar as belezas do Cerrado goiano, promovendo a valorização da natureza e conscientizando sobre a importância da preservação desse bioma. O concurso é uma homenagem a Yocihar Maeda, renomado fotógrafo goiano que trabalhou na Assembleia Legislativa por mais de 30 anos, sendo muito requisitado pelos deputados estaduais e colegas de trabalho.
Resgate Cultural
Durante o lançamento da Virada Ambiental, a Associação Caminho de Cora Coralina (ACCC), sediada em São Francisco de Goiás, estará presente para exibir um documentário autoral que busca promover o desenvolvimento social e o crescimento econômico das comunidades locais. O objetivo é despertar a consciência ambiental, cultural e social em todos que percorrem o Caminho de Cora Coralina, uma trilha com 300 quilômetros de extensão que abrange oito municípios.
Além disso, no saguão da Assembleia Legislativa, serão expostas peças confeccionadas pela Cooperativa Bordana, um coletivo de bordadeiras de Goiás que apoia e empodera mulheres por meio do artesanato, além de valorizar a biodiversidade do Cerrado. A Saneago, o Sistema OCB/GO e parceiros da agricultura familiar também realizarão exposições sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
Apresentação do aplicativo PlanteGO
Outro destaque da quinta edição do programa Virada Ambiental é a apresentação do aplicativo PlanteGO, desenvolvido pela Semad. Essa tecnologia tem como objetivo proporcionar aos cidadãos um canal fácil e rápido para registrar o plantio de mudas em ambientes urbanos e rurais em todo o estado de Goiás. Além de registrar o ato e outras informações relevantes, os usuários poderão compartilhar o plantio com sua rede de amigos, contribuindo para a divulgação dessa ação ambiental.
Alego Sustentável
O projeto Virada Ambiental faz parte de um conjunto de ações sustentáveis desenvolvidas pela Assembleia Legislativa de Goiás, que teve início já na construção de sua nova sede, o Palácio Maguito Vilela. O projeto arquitetônico foi concebido para aproveitar ao máximo a luz do sol, com 100% da iluminação em LED, e conta com a instalação de 362 placas fotovoltaicas para geração de energia solar, reduzindo a demanda energética na região.
O prédio também foi projetado para aproveitar a ventilação natural, possui películas de vidro anticalor e um sistema de ar-condicionado misto que permite o funcionamento parcial do equipamento, reduzindo o consumo de energia. Além disso, há um sistema de reuso de água, que capta e armazena águas pluviais e do sistema de ar-condicionado para serem utilizadas nas descargas de banheiros, lavagem e irrigação.
Outros aspectos sustentáveis do projeto incluem a coleta seletiva e a separação total de resíduos, incentivando a reciclagem e reduzindo a quantidade de lixo encaminhado para aterros sanitários. Também foi implantado um sistema de recarga do lençol freático, com mais de 13000 m² de áreas permeáveis, e foram instaladas 57 caixas de captação e infiltração de águas pluviais no lençol freático.
Um bosque foi incluído no projeto, tornando o espaço mais arborizado, verde e agradável para os servidores e visitantes da Assembleia Legislativa. Há um ano, durante a inauguração, foram plantadas mudas nativas do Cerrado nessa área.
Programação do evento
A programação da quinta edição do Virada Ambiental inclui diversas atividades ao longo do dia. Confira a seguir a agenda do evento:
8h: Recepção e Credenciamento para Certificados;
9h: Abertura Oficial;
9h40: Apresentação Cultural;
10h: Composição da Mesa de Autoridades;
10h45: Apresentação do Programa "Virada Ambiental" (UFG);
11h15: Apresentação do Plant Go (SEMAD);
11h30: Intervalo para Almoço;
13h: Relatos das Experiências Municipais;
14h30: Debates;
15h30: Encaminhamento de Demandas;
16h: Sorteio de Brindes/Coffee Break/Encerramento.