Ícone alego digital Ícone alego digital

Legislativo vota projetos parlamentares e do Governo nesta 4ª feira

14 de Junho de 2023 às 20:53
Crédito: Maykon Cardoso
Legislativo vota projetos parlamentares e do Governo nesta 4ª feira
Sessão ordinária híbrida
Deputados estaduais votaram 16 matérias de autoria de parlamentares, projetos do Executivo e receberam a visita da presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, Ivana Bastos, do PSD da Bahia. Ela esteve, nesta quarta-feira, 14, no Parlamento goiano para apresentar a Unale aos deputados, principalmente aos novatos. A deputada estadual baiana discursou, apresentando a atuação da entidade e fez filiações de vários parlamentares.

A aprovação de dois projetos do Poder Executivo e a visita da presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Ivana Bastos, do PSD da Bahia, marcaram a sessão ordinária desta terça-feira, 14. Durante os trabalhos, que foram conduzidos em boa parte pelo deputado Clécio Alves (Republicanos), passaram pelo crivo do Plenário outros 16 projetos de lei parlamentares. 

A presidente da Unale ocupou a tribuna para falar sobre a atuação da entidade e convidar os deputados goianos a assinarem a ficha de filiação. “É uma alegria estar aqui na Alego representando a entidade. Depois de dois anos, volto à presidência com desafio de representar 27 casas legislativas e 1.059 deputados estaduais. É uma entidade com sede em Brasília e a única reconhecida pelo Superior Tribunal Eleitoral como representativa de classe”, declarou.

Ivana Bastos contou ter feito questão de vir até o Parlamento goiano tendo em vista que o mesmo sofreu uma renovação de mais de 50% das cadeiras e que, pelo fato de Goiânia ser muito perto de Capital Federal, os deputados daqui não buscam muito a representatividade da Unale.

Ela destacou alguns recursos e vantagens para seus filiados, entre eles, o banco de leis com mais de 8 mil itens, carteira parlamentar confeccionada pela Casa da Moeda, assessoria jurídica, além de um fundo de amparo parlamentar.

A presidente mencionou o colega Coronel Adaílton, que assumiu a Secretaria da Unale em Goiás e convidou, ainda, o chefe do Poder Legislativo estadual, deputado Bruno Peixoto (UB), para integrar o colegiado de presidentes das casas legislativas brasileiras. Ele, por sua vez, enalteceu a representatividade da instituição e convidou o deputado Alessandro Moreira (PP) para relatar como sua família foi contemplada por seguro após o falecimento de seu pai, o ex-deputado Iso Moreira. 

Após a participação de Ivana Bastos, os deputados Amauri Ribeiro (UB), Amilton Filho (MDB), Delegado Eduardo Prado (PL), André do Premium (Avante), Bia de Lima (PT) e Clécio Alves (Republicanos) assinaram a ficha de filiação.

Propostas da Governadoria

Durante a apreciação da Ordem do Dia, o Plenário aprovou, em primeiro turno, a proposição n° 1015/23, da Governadoria, que traz alterações na Lei n° 18.025/13, que dispõe sobre o acesso a informações em Goiás e a aplicação da Lei Federal n° 12.527/11, a Lei de Acesso à Informação (LAI) e que institui o Serviço de Informação ao Cidadão(SIC).

As alterações, conforme a motivação apresentada pelo Governo, têm o objetivo de atualizar a legislação com foco na objetividade e na didática. A Controladoria-Geral do Estado (CGE), órgão central do sistema de transparência do Governo, afirma que o objetivo primordial da atualização normativa é a abertura sistemática e operacional da administração pública à publicidade de informações.

A primeira inovação da proposta é a inclusão da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) no quadro das instituições abrangidas pela norma. Com isso, a DPE-GO, instituição pública permanente com autonomia funcional e administrativa, também integrará o sistema de transparência estadual e suas orientações legais, promovendo o avanço da cultura da transparência.

Um segundo destaque trata da atuação mais cooperativa entre os poderes, seus órgãos e entidades na garantia do acesso à informação em Goiás. Para isso, a medida propõe uma maior abrangência nos critérios da transparência ativa, referindo-se a informações a serem disponibilizadas independentemente de solicitação, utilizando a internet como meio principal de divulgação.  Com a medida, de acordo com a CGE, promove-se a disponibilização de informações nos portais de transparência da administração estadual e a remoção de barreiras ao acesso a canais existentes para a solicitação de informações, a transparência passiva.

Outro ponto fundamental contido na proposta diz respeito ao pedido de acesso à informação. Esse pedido passa a dispensar a identificação da parte interessada, com amparo no princípio da transparência pública segundo o qual se a informação é pública, não importa quem a solicita ou a sua motivação: ela deve ser fornecida. A exceção fica com os casos em que são requeridas informações pessoais, hipótese em que a respectiva ouvidoria do poder, órgão ou entidade deverá proceder à confirmação da identidade. Nesse sentido, a nova regra prevê simplificar a sistematização da Comissão Mista de Reavaliação de Informações Classificadas, que analisa pedidos específicos de informação. A Controladoria-Geral do Estado, de acordo com a proposta, passará a exercer as funções de Secretaria-Executiva da Comissão, com competências a serem definidas em regimento interno.

Os deputados deram, também, o primeiro aval ao processo nº 1016/23, que autoriza a administração pública de Goiás a abrir créditos adicionais com a utilização, como origem de recursos, da disponibilidade descomprometida com o cancelamento de restos a pagar no exercício.

Projetos de lei de deputados com aval em segunda votação 

Processo nº 3870/20 - Deputado Gustavo Sebba – Dispõe sobre a denominação do Centro Estadual de Atenção ao Diabético Maria José Nasser da Costa (CEAD), localizado no município de Goiânia.

Processo no 3964/20 - Deputado Talles Barreto -  altera o nome do FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental para incluir nele o nome do jornalista Washington Novaes. 

Proposição n° 1945/22 - Deputado Coronel Adailton - Reconhece o Pastelinho de Goiás como patrimônio cultural e imaterial goiano. 

Processo n° 10203/22 - Declaração do município de Itaguari como capital goiana da Folia de Reis.

Processo no 8817/21 - Deputado Virmondes Cruvinel –Institui em Goiás a Política Estadual de Mobilidade Sustentável (PEMS).

Processo n° 10277/22 - Deputado Cairo Salim - Dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas operadoras de cartões de crédito a implantarem máquinas adaptadas para pessoas com deficiência.

Projetos de lei de deputados com aval em primeiro turno

Processo n° 2313/22 - Deputado Gustavo Sebba – Institui no calendário goiano o dia 14 de maio como o dia da conscientização da apraxia.

Processo nº 10108/22 – Deputado Lucas Calil -  Denomina Ore Maria de Lourdes Nogueira Jaime a Subsecretaria Regional de Educação de Inhumas, situada naquele município.

Processo nº 10199/22 - Deputado Henrique César – Propõe transformar a cidade de Iporá em Capital Nacional do Muladeiro. 

Processo no 10254/22 – Deputado Bruno Peixoto - Inclui, no calendário cívico cultural e turístico de Goiás, o Festival Gastronômico do Cerrado e a Festa do Milho, realizados no município de Santo Antônio de Goiás.

Processo nº 78/23 - Deputado Virmondes Cruvinel - Inclui no calendário cívico, cultural e turístico goiano o Carnaval dos Amigos de Goiânia.

Processo nº 156/23 – Deputado Dr. George Moraes – Dispõe sobre a Campanha Estadual de Conscientização e Prevenção dos Males causados pelo uso intenso de celulares, tablets e computadores por bebês e crianças.

Processo nº 226/23 - Deputado Coronel Adailton – Reconhece o empadão goiano produzido na Cidade de Goiás como patrimônio cultural e imaterial do estado. 

Processo nº 230/23 -  Deputado Veter Martins - Dispõe sobre o reconhecimento do bem que especifica como Patrimônio Cultural Goiano: Cabocla Milena Curado. 

Processo nº 233/23 – Deputada Vivian Naves - Institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia. 

Processo nº 245/23 – Deputado Wilde Cambão – Dá denominação de Elda Aparecida Alves de Oliveira Vieira à Escola Pública Estadual llidio de Souza Lemos, Distrito de Maniratuba, Zona Rural de Luziânia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.