Por proposição do deputado Coronel Adailton, a Alego comemorou os 165 anos da PM-GO na noite dessa segunda-feira, 7

08 de Agosto de 2023 às 07:05
Crédito: Will Rosa
Sessão solene em homenagem aos 165 anos do aniversário da Polícia Militar de Goiás e de entrega do Certificado do Mérito Legislativo

Em proposição do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa segunda-feira, 7, sessão solene em comemoração aos 165 anos da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). O evento teve lugar no plenário do Palácio Maguito Vilela, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo a 68 policiais.

As fardas da Polícia Militar lotaram o Plenário Iris Rezende na solenidade em homenagem à centenária força de segurança. Marcaram presença homens e mulheres das tropas ordinárias e das especializadas, policiais dos 19 comandos regionais, representando todas as unidades operacionais da PM no estado, policiais de todas as patentes.

Antes do início da sessão, o Corpo Musical da Polícia Militar executou canções militares e o Hino Nacional Brasileiro, na abertura dos trabalhos. Os instrumentistas seguiram presentes durante todo o evento, abrilhantando com um fundo musical a entrega das honrarias.

Segundo Coronel Adailton, que é policial militar da reserva, a homenagem foi em reconhecimento ao trabalho de excelência realizado pela Polícia Militar, em total integração com as outras forças de segurança, como as polícias civil e penal. Para Adailton, a qualidade da atuação da PM do estado foi comprovada pelos dados do Ministério da Justiça, que colocou a segurança pública goiana como a melhor do Brasil. “Nada mais justo, então, do que fazer a homenagem aqui, durante a comemoração dos 165 anos da Polícia Militar do nosso Estado.”

O legislador lembrou das dificuldades diárias enfrentadas pelos profissionais de segurança pública, especialmente os riscos, que custam a vida de muitos policiais. “Nós perdemos algumas pessoas nos embates da vida, nos embates e nos confrontos operacionais, mas o mais importante de tudo é que estamos dando conta do recado”, afirmou.

O comandante da PM-GO, coronel André Henrique Avelar, também falou das dificuldades enfrentadas pelos colegas de farda, os quais, que segundo ele, começam antes mesmo do ingresso na corporação. O comandante lembrou que as exigências para os policiais, já no concurso público, são de ordem intelectual, psicológica e física. Em seguida, vem a rigidez do curso de formação e depois são submetidos a um grau elevado de exigência na operacionalidade do serviço.

Por tudo isso, o comandante disse que a PM recebe, com muita alegria, a homenagem recebida. “A propositura do deputado estadual Coronel Adailton vai ao encontro do sentimento mais forte que está no coração de cada um, por tudo aquilo que cada um faz, defendendo o povo ordeiro desse Estado, promovendo a preservação da ordem pública, fazendo com que Goiás, hoje, se projete, junto com as demais forças de segurança pública, como exemplo para todo o país.”

Após a entrega dos Certificados do Mérito Legislativo aos 68 militares, pelos relevantes serviços prestados, o capitão Jorge Lucas Vieira de Paiva, da Companhia de Policiamento Especializado de Águas Lindas de Goiás, usou da palavra, em nome dos homenageados.

Ele agradeceu a homenagem recebida e disse da felicidade de pertencer à Polícia Militar. “Eu estou muito feliz de estar aqui representando a instituição que eu amo. Eu tenho apenas cinco anos de Polícia Militar, depois de formado, mas sou apaixonado pela PM.”

O policial citou a importância do simbolismo da homenagem. “A gente não vive sem símbolos. Nós, militares, carregamos o símbolo no coração, a gente pendura na parede mais bonita da nossa casa, do nosso quartel, porque o símbolo carrega muitos valores para a gente”, afirmou.

Polícia Militar do Estado de Goiás

Fundada em 28 de julho de 1858, pelo então presidente da “província de Goyaz”, Januário da Gama Cerqueira, a força policial de Goyaz teve como efetivo inicial, comandado pelo tenente João Pereira de Abreu, dois alferes, dois sargentos, um furriel e 41 praças. De lá para cá, a Polícia Militar de Goiás cresceu e se desenvolveu.

Atualmente, a corporação é comandada pelo coronel André Henrique Avelar de Souza e conta com um efetivo de cerca de 12 mil homens e mulheres na ativa. São 19 comandos regionais, subdivididos em unidades administrativas, que cobrem todos os 246 municípios goianos.

Agência Assembleia de Notícias