Ícone alego digital Ícone alego digital

Capacitação para servidores

08 de Agosto de 2023 às 17:23
Crédito: Denise Xavier
Capacitação para servidores
1ª edição do curso de elaboração de justificativas em processos administrativos
A Seção Pedagógica da Escola do Legislativo, em parceria com a Diretoria-Geral Adjunta, iniciou nesta 3ª-feira, curso de capacitação para redação em justificativas de processos. As aulas foram ministradas nos dois períodos.

Começou nesta terça-feira, 8, a primeira edição do curso prático para elaboração de justificativas em processos administrativos. Ministrado pelo servidor da Casa Ariston José de Araújo, o curso é uma iniciativa da Seção Pedagógica da Escola do Legislativo em parceria com a Diretoria-Geral Adjunta.

O diretor-geral adjunto, Tasso Honorato, pontuou que conhecimento é o pontapé inicial para a realização de um trabalho com maestria. Ele parabenizou a todos que se inscreveram e ressaltou que este é apenas mais um de vários cursos de capacitação que estão por vir.

Ao iniciar a aula, Ariston declarou que o foco do curso é aperfeiçoar a parte argumentativa. Assim, ele ressaltou que questões ligadas à norma-padrão da língua portuguesa não seriam abarcadas. Além disso, um dos pontos levantados pelo professor foi a importância da comunicação nas relações de trabalho. Ele reiterou que uma justificativa errada pode causar problemas jurídicos para quem elaborou e para quem assinou o processo. “É preciso cuidado e atenção, pois todas as atividades dependem da comunicação, e um único erro pontual pode alterar toda a compreensão do sentido. E isso vale para as justificativas em processos”.

Sem prolixidade

Ariston observou que alguns critérios devem ser observados. Chamou também atenção para a importância de se evitar a prolixidade e iniciar a justificativa logo pela parte mais importante, sempre em ordem direta. Em seguida, pontuou que o uso de linguagem simples melhora a compreensão e, portanto, a comunicação em geral. Entretanto, ele explicou que linguagem simples não é sinônimo de linguagem informal. “O mais adequado é utilizar termos técnicos associados a uma linguagem simples, Isto é, sem uso de palavras rebuscadas ou de difícil compreensão, mas não é para ficar usando jargões e gírias”.

Por fim, o professor apontou o que deve ser evitado na redação de justificativas em processos: uso de abreviações, estrangeirismo e termos discriminatórios.

Ariston considerou, ainda, que os conteúdos devem ser ajustados para o público-alvo. Afinal, cada área possui seus termos técnicos e fluxogramas específicos. De qualquer modo, o instrutor recomentou que os alunos se informem pelos meios oficiais de redação, respectivamente o Manual de Redação do Estado de Goiás e o Manual de Redação da Presidência da República. Ainda ressaltou a importância da prática da escrita e da leitura como incrementos: “A falta de leitura e da prática da escrita é o principal fator para a dificuldade de escrita dos brasileiros, mas acredito que, depois dessa aula, ninguém aqui vai se preocupar mais com isso”, concluiu.

Período vespertino 

Ministrado em dois turnos, um pela manhã e outro na parte da tarde, o curso tem por objetivo capacitar os servidores que atuem diretamente com processos administrativos. Dividida em duas áreas, a atividade mescla conhecimentos teóricos com aulas práticas. Na tarde desta terça-feira, o curso também foi ministrado pelo servidor da Casa Ariston José de Araújo. 

Durante a palestra, Ariston enfatizou que “a redação deve ser clara e ter concordância. Não entraremos na parte como: gramatical, pontuação ou figuras de linguagem. O que estamos fazendo aqui é guiando vocês para uma melhor harmonia ao escrever” destacou.

O grande objetivo do curso é manter o conhecimento e a comunicação clara dentro da Alego.    

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.