Ícone alego digital Ícone alego digital

Plenário aprecia matérias do Executivo, do TJ e do Legislativo

08 de Agosto de 2023 às 17:35
Crédito: Maykon Cardoso
Plenário aprecia matérias do Executivo, do TJ e do Legislativo
Sessão Ordinária
Na primeira reunião da semana, os deputados se reuniram nesta terça-feira, 8, para apreciar matérias da Governadoria, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e do Legislativo. Foram 13 projetos, sendo cinco em segunda votação e sete em primeira fase. Uma outra proposta recebeu emenda em plenário e volta para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação para nova análise. Do Executivo, matéria aprovada, em definitivo, abre crédito especial para a Goinfra pavimentar vias que dão acesso às comunidades Kalunga.

Reunido para a primeira sessão ordinária da semana, o Plenário apreciou uma pauta com 13 projetos de lei nesta terça-feira, 8. São iniciativas da Governadoria, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) e da Casa. Do total, cinco estão agora aptas à análise do Executivo e sete seguem para segunda fase de votações. Uma das proposições foi emendada e, por isso, deve ir à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para nova análise de constitucionalidade.

A matéria nº 1386/23, da Governadoria, propõe a abertura de crédito especial no valor de R$ 45 milhões em favor da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), e recebeu aval definitivo da Alego. Esse recurso será destinado à realização de projetos e serviços de infraestrutura em vias não pavimentadas que dão acesso às comunidades do povo Kalunga no Estado de Goiás. O objetivo é garantir condições mínimas de trafegabilidade, assegurando o direito de ir e vir com dignidade para os membros dessas comunidades em Cavalcante.

Assinado pelo TJ-GO e com igual destino, o texto nº 1324/23 visa alterar a Lei Estadual nº 16.946/2010, que dispõe sobre os fundos rotativos do Poder Judiciário. Trata-se, conforme justificativa da matéria, de um procedimento administrativo instaurado pela Diretoria Financeira do órgão, pelo qual são necessárias algumas alterações na legislação.

As alterações propostas são as seguintes: para cada um dos fundos rotativos, será designado, por ato do diretor-geral do TJ, um servidor ocupante de cargo efetivo para a função de gestor; será permitida a concentração da gestão dos fundos rotativos em um ou mais servidores de acordo com a necessidade do tribunal; as tomadas e prestação de contas dos gestores instituídos e convalidados por essa lei serão feitas de conformidade com a legislação pertinente. 

O projeto também prevê que fica dispensada a prestação de contas dos gestores dos fundos rotativos não integralizados, como também daqueles pertencentes a comarcas desinstaladas. Além disso, fica estabelecido, por meio desta proposta, que o Tribunal de Justiça poderá promover o retorno desses recursos ao Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (Fundesp-PJ), quando tais fundos não estiverem movimentando recursos.

As outras três iniciativas que seguem para possível sanção têm autoria parlamentar. O deputado Virmondes Cruvinel sugere uma política estadual de implementação de incentivo ao comércio varejista em Goiás. A intenção é chamar a atenção da sociedade e do poder público para a importância do segmento de maneira a estimular meios para que a atividade possa ser desenvolvida de forma competitiva.

Já Vivian Naves (PP) pleiteia adequar a legislação estadual sobre aprendizagem à legislação federal a partir de mudanças na Lei n° 19.608/2017, que institui o programa estadual Jovens em Ação, de contratação de menor aprendiz pela administração direta e indireta do Estado de Goiás.

Por fim, Fred Rodrigues (DC) e Cairo Salim (PSD) requerem, conjuntamente, instituir o Dia de Conscientização ao Aborto em 8 de agosto.

Primeiro aval do Plenário

Oito projetos de lei constavam na pauta de votações em primeira fase, entretanto, um deles foi emendado e precisou ser encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para análise. Os demais receberam aval e estão, agora, aptos à segunda fase de apreciação.

O deputado Antonio Gomide (PT) apresentou emenda, em Plenário, ao texto n° 1356/23, que propõe alterar a Lei n° 21.527/2022, a qual dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e a execução da lei orçamentária referente ao exercício de 2023. A propositura é do Executivo e tem como objetivo acrescentar às despesas com pessoal em 2023.

Também da Governadoria, o projeto nº 1478/23 visa regularizar o terreno onde foram edificados o Centro de Inserção Social (CIS) e a Casa de Prisão Provisória (CPP), da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), em Rio Verde.

Instituir a campanha Março Azul-Marinho, de prevenção e combate ao câncer colorretal, é a ideia protocolada pelo deputado Dr. George Morais (PDT). Enquanto isso, Coronel Adailton (Solidariedade) responde pela solicitação para instituir, no calendário cívico, cultural e turístico do Estado, o aniversário da Polícia Militar do Estado de Goiás e o Dia do Bombeiro Brasileiro.

O deputado Cairo Salim quer instituir e incluir, no calendário oficial de festas e comemorações de Goiás, o "Dia da Paz na Escola", a ser comemorado no dia 20 de abril. Por fim, dois processos legislativos tratam de declarações de utilidade pública e um da criação de colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás (CPMG) em Uruana.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.