Sob o comando de Lineu Olímpio, Comissão de Minas e Energia se reúne e anuncia workshop sobre mineração em Goiás
Presidida por Lineu Olimpio (MDB), a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Goiás se reuniu no início desta quarta-feira, 9, para distribuir um projeto de lei para relatoria e discutir a agenda dos próximos meses.
A matéria de nº 298/23 (n° 512/23 apensada) é de Virmondes Cruvinel (UB) e sugere instituir uma política estadual de incentivo à transição energética em Goiás. O texto será analisado pela deputada Dra. Zeli (UB) no colegiado.
Com a mudança na matriz energética, o objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater as mudanças climáticas. Em linhas gerais, a ideia é fomentar fontes de energia renovável, como a energia solar, eólica, hidráulica, biomassa e geotérmica, que vão proporcionar mais eficiência energética e uso racional dos recursos.
Conforme a proposta, a implementação da política será feita por meio de metas e planos de ação, programas e projetos, convênios e acordos com outras esferas de governo, empresas e organizações da sociedade civil. O referido planejamento permitirá ao Estado estabelecer diretrizes claras e objetivas para a transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, permitindo o acompanhamento e avaliação da implementação da política.
Após distribuir o processo legislativo, o presidente da comissão informou aos colegas que o colegiado está preparando a realização de um workshop voltado à atividade mineradora em Goiás. O evento, que deve ser realizado na Alego, visa mostrar à sociedade a importância do setor para a economia goiana.
“Depois do acidente em Brumadinho (MG), as pessoas têm uma imagem muito negativa da mineração, mas ela é fundamental para nosso Estado, e precisamos ressaltar essa relevância. Vamos explicar o que é verdadeiramente a atividade mineradora”, explicou Olimpio.
Presente na reunião, Dra. Zeli elogiou a iniciativa e afirmou que ela vai ao encontro dos esforços do governo estadual para diversificar a economia. “Que seja feita a exploração dos recursos, mas com sustentabilidade. E sei que podemos contar com o governo nessa missão”, destacou a parlamentar.