Os 125 anos da Faculdade de Direito da UFG foram comemorados em sessão solene na noite dessa quarta-feira
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão solene na noite dessa quarta-feira, 13, em celebração aos 125 anos da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento teve lugar no Plenário Íris Rezende Machado, reunindo ex-alunos, funcionários e professores da instituição, por proposta do deputado Mauro Rubem (PT). A Faculdade de Direito da UFG, a sexta fundada no País, teve assim reconhecimento oficial do Parlamento pela contribuição ao Estado na formação de quadros qualificados para a administração pública, advogados, magistrados e promotores.
Entre os homenageados com o Certificado do Mérito Legisalativo, nomes como do ex-prefeito de Goiânia e superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, Pedro Wilson Guimarães, do promotor Haroldo Caetano, do advogado Valério Luiz de Oliveira Filho e do juiz do Trabalho aposentado Domingos Athair Martins Baptista, formando de uma das primeiras turmas de Direito da UFG e um dos advogados mais antigos no Brasil, atualmente com 102 anos.
Domingos Athair não pôde comparecer à solenidade, mas enviou um vídeo, que foi exibido no início da sessão. Na gravação, o juiz aposentado contou um pouco de sua história profissional, que começou na Faculdade de Direito, onde entrou como faxineiro e saiu como bacharel. E disse ainda da sua alegria pela homenagem. “Quero agradecer à Assembleia Legislativa de Goiás e à Universidade Federal de Goiás por essa homenagem, tão significativa para mim e tão cara ao meu coração. Estarei sempre lembrando dessa jubilação.”
Em seu pronunciamento, Mauro Rubem ressaltou o simbolismo da homenagem, que integra as comemorações dos 125 anos da faculdade, no momento pelo qual o País atravessa. Rubem disse entender como fundamental o fortalecimento da democracia, a capacidade de envolver as pessoas no processo de reconstruir a nação, reduzindo as desigualdades, distribuindo riqueza e criando oportunidades. “E isso a Faculdade de Direito contribuiu, contribui e age dessa maneira, nesses 125 anos. E nós, aqui na Assembleia legislativa de Goiás, com todas as dificuldades e diferenças, queremos nos ombrear com todos e todas. (...) A nossa Faculdade de Direito é um dos tesouros que o Estado de Goiás tem e que nós entendemos que precisa ser multiplicado, precisa ser preservado e protegido.”
Ao fim de sua fala, o parlamentar pediu uma salva de palmas para os 125 anos de história da instituição.
Diretor da Faculdade de Direito, José Querino Tavares Neto exaltou a trajetória da instituição, que nasceu na antiga Vila Boa, no século 19, e anos depois, acompanhou a transferência para a nova capital. Ele lembrou que a história da Faculdade de Direito se confunde com a trajetória da vida do povo goiano, tendo contribuído com a formação de pessoas para a sociedade goiana. “Se você observar em qualquer lugar na sociedade goiana, nas representações políticas, institucionais, no Ministério Público, Defensoria Pública, advocacia, na própria magistratura, você encontrará ali ex-alunos da Faculdade de Direito.”
Embrião da UFG
Pedro Wilson Guimarães, que foi presidente do Centro Acadêmico 11 de Maio (Caxim), lembrou que a Faculdade de Direito foi o embrião da UFG, que depois deu origem às universidades federais do Tocantins, de Jataí e de Catalão, instituições que deram oportunidade de estudo a milhares de jovens, especialmente os mais pobres.
O ex-prefeito de Goiânia ainda rememorou o importante papel político da Faculdade, inclusive na luta contra a ditadura militar. “Por isso a importância de comemorar a Universidade Federal de Goiás pelos 125 anos da Faculdade de Direito. (...) Por isso essa solenidade é muito importante para a memória, para a história e para nós continuarmos lutando por uma educação pública, de qualidade, para a juventude brasileira, em especial a goiana.”
Ex-aluno da Faculdade de Direito da UFG e atual presidente da Associação de Egressos da Universidade Federal de Goiás, Eliomar Pires Martins discursou em nome dos homenageados. Ele pontuou o sentido simbólico da homenagem. “Nesse período, nesse momento histórico que o Brasil está vivendo, de redescoberta do ensino superior, da valorização da Universidade, comemorar esse curso, que é o sexto mais antigo de Direito do Brasil, aqui em Goiás, no sertão goiano é fundamental. Nós temos que resgatar a autoestima daqueles que valorizam a ciência, valorizam o ensino superior. Então eu quero deixar meu registro em nome dos mais de 100 mil egressos da UFG a essa iniciativa.”
Após a entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos 78 homenageados da noite, a sessão foi encerrada.
Foram homenageados:
- Allan Hahnemann Ferreira
- Ana Glécia Luiz Gomes
- Ana Maria de Carvalho
- Andrielly Larissa Pereira Silva
- Antônio Miller Lopes Germano
- Ariane Martins de Brito
- Arivaldo Fernandes de Araújo
- Arnaldo Bastos Santos Neto
- Arthur Santana Silva
- Bárbara Vieira Borges
- Beatriz Teixeira de Jesus
- Cleuton Cesar Ripol de Freitas
- Deborah Lopes de Matos Morais
- Domingos Athair Martins Baptista
- Edilson Salviano Filho
- Eliomar Pires Martins
- Eriberto Francisco Bevilaqua Marin
- Ester Fernandes de Carvalho
- Fabrício de Sousa Santos
- Fabrício Silva Rosa
- Flavio Rodovalho
- Franciele Silva Cardoso
- Gabriel Nogueira Sagrillo
- Gabriel Souza Lima
- Gabriella Araujo de Oliveira
- Kelly Bizinotto
- Giovanna dos Santos Neri Borges
- Glaucia Maria Teodoro Reis
- Glorismar Calaca Menezes
- Haroldo Caetano da Silva
- Heberson Alcantara
- Hélida Carolinne Medeiros de Moraes Silva
- Inaiá Rodrigues Luiz Esteves de Oliveira
- Isabely Barbosa de Oliveira
- Isadora de Jesus Ferreira
- Isadora Zago Santos Rodrigues
- Jéssica Silva Monteiro
- João da Cruz Gonçalves Neto
- João Neto Arantes Bento
- João Pedro de Souza Silva
- João Victor Veloso Conceição
- José Antônio Tietzmann e Silva
- José do Carmo Alves Siqueira
- José Querino Tavares Neto
- Júlia Dias Resende
- Julia Martins Dutra
- Juliana da Silva Matos
- Juliana Rezende Albernaz
- Karini Cruz Nogueira Marra
- Lara Estevão Lourenço
- Lázara Aparecida de Araújo
- Leonardo Andrade Macedo
- Luana Capurro
- Lucas Cardoso de Oliveira
- Lucas José Nunes
- Luciana Rodrigues de Oliveira
- Margareth Pereira Arbuês
- Maria Gabriela Gouveia de Almeida
- Maria Teresinha Campos de Santana
- Marília Goulart Monferrari
- Matheus Ferreira Manso
- Nelson de Lima Santos
- Paulo Manoel Ramos Pereira
- Paulo Martins dos Passos
- Pedro Henrique Melo Albernaz
- Pedro Wilson Guimarães
- Rafaela Félix dos Santos
- Rafaella Martins Freitas Cintra
- Raquel Bueno Rodovalho
- Rosangela Barbosa Silva
- Samuel Lopes Souto
- Silzia Alves Carvalho
- Sofia Santos de Oliveira
- Stephany Machado Correia
- Valério Luiz de Oliveira Filho
- Victor Hugo Felipe Teixeira
- Vitor Mendes Freitas de Oliveira
- Wilson Rocha Fernandes Assis