Ícone alego digital Ícone alego digital

Sancionada instituição da semana de prevenção ao câncer colorretal em Goiás

19 de Setembro de 2023 às 09:31

Recebeu sanção do governador Ronaldo Caiado (UB) e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 22.265, originalmente projeto de lei nº 910/23, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT). A matéria altera a Lei nº 21.238, de 12 de janeiro de 2022, e institui a Campanha Março Azul-Marinho, de prevenção e combate ao câncer colorretal.

Com as alterações sancionadas, fica instituída a semana de prevenção e combate ao câncer de colo de útero e coloterral, a ser realizada, anualmente, na primeira semana de março, sendo agora integrada ao Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás. O texto preconiza que, durante o mês, serão realizadas palestras e campanhas informativas com o objetivo de conscientizar a população sobre os fatores de risco e os sintomas. 

Segundo o Ministério da Saúde, o número estimado de casos novos de câncer de cólon e reto (ou câncer de intestino) para o Brasil, para o triênio de 2023 a 2025, é de 45.630 por ano. Desses, 21.970 são entre os homens e 23.660 entre as mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de cólon e reto ocupa a terceira posição entre os tipos de câncer mais frequentes no Brasil. Já em Goiás, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a incidência para 2023 deve ser de 1.110 casos de câncer de cólon e reto, tanto em homens quanto em mulheres.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.