Ícone alego digital Ícone alego digital

Academia Goiana de Cultura Regionalista foi homenageada nessa 4ª-feira, por iniciativa do Delegado Eduardo Prado

09 de Novembro de 2023 às 07:05
Crédito: Sérgio Rocha
Academia Goiana de Cultura Regionalista foi homenageada nessa 4ª-feira, por iniciativa do Delegado Eduardo Prado
Sessão solene extraordinária em homenagem à Academia Goiana de Cultura Regionalista

Por iniciativa do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), membros da Academia Goiana de Cultura Regionalista receberam o Certificado do Mérito Legislativo, em solenidade realizada na noite dessa quarta-feira, 8, no Plenário Iris Rezende Machado, na sede do Legislativo goiano. 

A sessão solene extraordinária foi conduzida pelo propositor da homenagem, que teve ao seu lado na mesa dos trabalhos: professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) Ubiratan Paulo Galli Vieira, Robson Gomes Filho e Erick Marques dos Reis e Cruz; diretora-geral de Arte e Cultura de Catalão, Patrícia Rosa Castro. O vice-prefeito de Palmelo, Celso Teodoro (Podemos), também prestigiou a solenidade.

Em seu discurso, Eduardo Prado afirmou que a homenagem é mais que justa, já que a instituição desempenha papel fundamental na preservação e na promoção da rica herança cultural e das tradições que fazem de Goiás um estado singular no país. Ele disse que a nossa cultura regionalista é a alma de Goiás, sendo a força que liga a geração atual às gerações passadas e guia em direção ao futuro. “É um reflexo das nossas raízes, do modo de vida, das crenças e dos valores que moldaram nossa identidade como povo goiano. Portanto, a Academia Goiana de Cultura Regionalista desempenha um papel vital ao divulgar e preservar essa herança cultural.”

O legislador afirmou que nossa cultura é feita de músicas, comidas, danças e festivais que contam a história da nossa terra e de nosso povo. E sublinhou que a homenagem representa um passo significativo na valorização das contribuições das personalidades condecoradas para a sociedade goiana. “Reconhecemos o árduo trabalho que eles têm realizado para manter viva a tradição regionalista, seja por meio de pesquisas históricas, publicações, pelas atividades educacionais e pelos eventos culturais que celebram nossa riqueza cultural.”

Após ser agraciado com o Certificado do Mérito Legislativo, o professor Ubiratan Paulo Galli Vieira usou a tribuna para discursar em nome dos homenageados. Ele iniciou falando dos grandes nomes que trataram a cultura regionalista, destacando a obra "Tropas e Boiadas", de Hugo de Carvalho Ramos. Citou ainda Bariani Ortêncio, Hamilton Carneiro e Ubirajar Galli como defensores das tradições regionais.

Ubiratan Vieira lembrou que em 2004 surgiu, na pequena cidade de Urutaí, a Academia Urutaina de letras, Artes e Ciências Professora Marília de Silveira, que segundo ele, marcou o segundo momento no regionalismo goiano. “Plural, ligado ao Cerrado, diversidades e cidadanias. O nosso DNA é o berço em que se encontra o pulsar do coração do regionalismo.”

Ele terminou sua fala declamando o poema "Goianidades Piresinas", do livro "Goianidades", de sua autoria, que foi lançado logo após a sessão solene, no Salão Nobre da Alego.

Os outros homenageados receberam, na sequência, o Certificado do Mérito Legislativo e, em seguida, a sessão foi encerrada.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.