Deputados visitam o Cora

Crédito: Denise Xavier
Deputados visitam o Cora
Deputados acompanham obras do Cora
Liderada por Bruno Peixoto (UB), comitiva de deputados acompanha governador Ronaldo Caiado durante visita técnica às obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), nesta quarta-feira, 29.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), e os deputados Jamil Calife (PP), Alessandro Moreira (PP), Amauri Ribeiro (UB), Anderson Teodoro (Avante), Coronel Adailton (Solidariedade), Lucas do Vale (MDB), Veter Martins (Patriota), Dra. Zeli (UB) e Wilde Cambão (PSD) acompanharam o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha em visita técnica às obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), nesta quarta-feira, 29. Essa é a segunda vez que os deputados verificam o andamento da construção no local.

O hospital, localizado às margens da BR-153, já conta com 40% da obra finalizada. A previsão, segundo o governo estadual, é de concluir, já em 2024, a ala pediátrica. O projeto foi inspirado no Hospital do Amor de Barretos (SP) e terá 148 leitos, centros cirúrgicos, farmácias e centro de exames. Uma novidade é a proposta inédita de disponibilizar alojamento para as famílias de pacientes que residem no interior. O Cora será o primeiro hospital estadual com especialidade no tratamento oncológico.

O presidente da Alego observou que, por meio de uma gestão focada na economicidade, a Assembleia Legislativa pôde contribuir para a construção do complexo. “Nós temos trabalhado muito na redução de despesas e corte de gastos. Temos um trabalho de muita austeridade, que tem gerado economias. O duodécimo, que é constitucional, vem sendo gerido muito bem e assim, realizamos uma doação de seis milhões de reais para a construção do Cora”, frisou Peixoto.

O governador pontuou que a obra possui o menor preço por metro quadrado, em relação ao segmento, e reiterou que a planta da construção é única no Brasil. “Nós demoramos quatro anos para conseguir, junto à União, a liberação desse terreno e veja o que já foi feito em oito meses. É grave termos quase oito mil pacientes goianos sendo tratados em Barretos, fora outros pacientes que precisam se mudar para o estado de São Paulo, para conseguir acesso a medicamentos de alto custo, que lá são ofertados, e aqui não. Não é digno com o cidadão goiano, viver em um estado rico como Goiás e não ter nenhum leito público para tratamento de câncer. O Cora é um hospital feito 100% para o tratamento oncológico”, declarou.

O governador também ressaltou que a primeira fase do hospital a ser finalizada é a ala pediátrica e observou que as estatísticas evidenciam que sete mil crianças, no Brasil, morrem sem ao menos ter acesso a tratamentos de qualidade. “Com diagnóstico precoce e o tratamento aqui realizado, teremos casos de cura”, observou.

O deputado Jamil Calife reiterou a fala do governador e pontuou que o hospital representa melhorias ao povo goiano. “São oito mil goianos que vão para Barretos, deixam suas famílias, suas casas e empregos. O tratamento é um processo longo, complicado, e essa obra vai transformar totalmente o modo como o paciente enfrenta esse desafio. Sem mencionar que Goiás está no coração do Brasil, então podemos atender pacientes de todos os estados”, apontou.

O deputado Veter Martins também elogiou a celeridade na construção do hospital e destacou que tem atuado em prol do combate ao câncer. “Recentemente eu usei a tribuna da Assembleia para defender o hospital Cora para todos aqueles acometidos por esse mal. Eu perdi meu pai para o câncer e sei como é doloroso. Então, é importante sim termos um hospital 100% público para o tratamento do câncer”, disse.

O deputado Amauri Ribeiro parabenizou o governador Ronaldo Caiado e disse que a obra é um sonho para o Estado. “O governador realizou uma obra que muitos duvidaram. A obra está acelerada e, por isso, meus parabéns ao governador e ao povo goiano, que terá acesso a tratamentos de qualidade contra o câncer”. O secretário de Saúde, Sérgio Vencio lembrou a importância do Cora, para a ampliação das cirurgias oncológicas. “Faremos quase o dobro do que se faz em todo o Estado. ”

Além dos parlamentares, também estiveram presentes o diretor do Hospital do Amor de Barretos e diretor de obras do Cora, Henrique Prata, o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório, o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, o presidente da Goinfra, Lucas Vissotto, e a secretária de Economia, Selene Peres. Vários gestores municipais e vereadores também participaram da visita técnica, assim como o cantor Gustavo Lima e a dupla Maiara e Maraisa, que apoiam a construção do Hospital Cora.

Agência Assembleia de Notícias