Deputados visitam o Cora
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), e os deputados Jamil Calife (PP), Alessandro Moreira (PP), Amauri Ribeiro (UB), Anderson Teodoro (Avante), Coronel Adailton (Solidariedade), Lucas do Vale (MDB), Veter Martins (Patriota), Dra. Zeli (UB) e Wilde Cambão (PSD) acompanharam o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha em visita técnica às obras do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), nesta quarta-feira, 29. Essa é a segunda vez que os deputados verificam o andamento da construção no local.
O hospital, localizado às margens da BR-153, já conta com 40% da obra finalizada. A previsão, segundo o governo estadual, é de concluir, já em 2024, a ala pediátrica. O projeto foi inspirado no Hospital do Amor de Barretos (SP) e terá 148 leitos, centros cirúrgicos, farmácias e centro de exames. Uma novidade é a proposta inédita de disponibilizar alojamento para as famílias de pacientes que residem no interior. O Cora será o primeiro hospital estadual com especialidade no tratamento oncológico.
O presidente da Alego observou que, por meio de uma gestão focada na economicidade, a Assembleia Legislativa pôde contribuir para a construção do complexo. “Nós temos trabalhado muito na redução de despesas e corte de gastos. Temos um trabalho de muita austeridade, que tem gerado economias. O duodécimo, que é constitucional, vem sendo gerido muito bem e assim, realizamos uma doação de seis milhões de reais para a construção do Cora”, frisou Peixoto.
O governador pontuou que a obra possui o menor preço por metro quadrado, em relação ao segmento, e reiterou que a planta da construção é única no Brasil. “Nós demoramos quatro anos para conseguir, junto à União, a liberação desse terreno e veja o que já foi feito em oito meses. É grave termos quase oito mil pacientes goianos sendo tratados em Barretos, fora outros pacientes que precisam se mudar para o estado de São Paulo, para conseguir acesso a medicamentos de alto custo, que lá são ofertados, e aqui não. Não é digno com o cidadão goiano, viver em um estado rico como Goiás e não ter nenhum leito público para tratamento de câncer. O Cora é um hospital feito 100% para o tratamento oncológico”, declarou.
O governador também ressaltou que a primeira fase do hospital a ser finalizada é a ala pediátrica e observou que as estatísticas evidenciam que sete mil crianças, no Brasil, morrem sem ao menos ter acesso a tratamentos de qualidade. “Com diagnóstico precoce e o tratamento aqui realizado, teremos casos de cura”, observou.
O deputado Jamil Calife reiterou a fala do governador e pontuou que o hospital representa melhorias ao povo goiano. “São oito mil goianos que vão para Barretos, deixam suas famílias, suas casas e empregos. O tratamento é um processo longo, complicado, e essa obra vai transformar totalmente o modo como o paciente enfrenta esse desafio. Sem mencionar que Goiás está no coração do Brasil, então podemos atender pacientes de todos os estados”, apontou.
O deputado Veter Martins também elogiou a celeridade na construção do hospital e destacou que tem atuado em prol do combate ao câncer. “Recentemente eu usei a tribuna da Assembleia para defender o hospital Cora para todos aqueles acometidos por esse mal. Eu perdi meu pai para o câncer e sei como é doloroso. Então, é importante sim termos um hospital 100% público para o tratamento do câncer”, disse.
O deputado Amauri Ribeiro parabenizou o governador Ronaldo Caiado e disse que a obra é um sonho para o Estado. “O governador realizou uma obra que muitos duvidaram. A obra está acelerada e, por isso, meus parabéns ao governador e ao povo goiano, que terá acesso a tratamentos de qualidade contra o câncer”. O secretário de Saúde, Sérgio Vencio lembrou a importância do Cora, para a ampliação das cirurgias oncológicas. “Faremos quase o dobro do que se faz em todo o Estado. ”
Além dos parlamentares, também estiveram presentes o diretor do Hospital do Amor de Barretos e diretor de obras do Cora, Henrique Prata, o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório, o procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, o presidente da Goinfra, Lucas Vissotto, e a secretária de Economia, Selene Peres. Vários gestores municipais e vereadores também participaram da visita técnica, assim como o cantor Gustavo Lima e a dupla Maiara e Maraisa, que apoiam a construção do Hospital Cora.