Ícone alego digital Ícone alego digital

Sugestão do Parlamento Jovem, retorno de consultas de forma online é proposta para diminuir filas do SUS

19 de Dezembro de 2023 às 20:31
Sugestão do Parlamento Jovem, retorno de consultas de forma online é proposta para diminuir filas do SUS

O deputado Anderson Teodoro (Avante) apresentou o projeto de lei nº 8166/23 com o objetivo de disponibilizar aos pacientes atendidos, presencialmente, pela rede de saúde estadual, a possibilidade de realizar o retorno de forma on-line com a utilização de tecnologias digitais. O propósito é diminuir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e distribuída à deputada Vivian Naves (PP) para relatoria.

A ideia foi proposta pelos participantes do Programa Parlamento Jovem, da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Kezia Negrão da Costa Pinheiro e Lucas Wallace Silva Ribeiro. O assunto foi tema principal de uma audiência pública acompanhada de corpo técnico, político e sociedade. O resultado foi o interesse geral para a sua efetivação como lei.

De acordo com a justificativa do projeto, a proposta é de grande impacto para a população de baixa renda, uma vez que evitaria o deslocamento até o médico e propiciaria economia com o transporte e garantiria ainda que o trabalhador informal não perdesse um dia de serviço. Outro benefício seria evitar o deslocamento de pessoas com algum tipo de comorbidade apenas para buscar um receituário ou diagnóstico simples, que poderia ser realizado através da internet.

O legislador argumenta que vem construindo diálogos com os setores científicos das universidades e do SUS. Com isso, pretende garantir a ampla participação da sociedade civil, dos profissionais da saúde, de juristas e da comunidade científica para a implementação da propositura. 

O projeto também foi submetido à análise do Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da UFG, que sugeriram aprimoramentos, e à presidência da Comissão de Direito Constitucional da Ordem dos Advogados do Estado de Goiás (OAB-GO), na pessoa do dr. Saulo Pinto Coelho, expert em direito e políticas públicas, que contribuiu com sugestões nos marcos regulatórios pertinentes ao SUS, bem como aos marcos regulatórios do Governo Digital estabelecidos na recente legislação.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.