Ícone alego digital Ícone alego digital

Fomento à mineração em Goiás

12 de Dezembro de 2023 às 17:45
Crédito: Will Rosa
Fomento à mineração em Goiás
Abertura do seminário "Minera GO, Construindo a Política do Estado de Goiás"
Primeiro dia do encontro Minera-GO para debater Plano Estadual de Recursos Minerais para Goiás tem palestras, exposições e participação do setor produtivo. Programação do evento segue nesta quarta-feira, 13.

Sob o tema “Construindo a Política Mineral Goiana”, a 1ᵃ edição do Minera-GO foi aberta na Assembleia Legislativa de Goiás do Estado de Goiás (Alego), nesta terça-feira, 12. Com intuito de discutir o Plano Estadual de Recursos Minerais para Goiás, o encontro foi organizado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (SIC), em parceria com a Comissão de Minas e Energia.

Além do espaço de exposição, o encontro teve palestras e uma roda de conversa, proporcionando ambiente propício para o intercâmbio de conhecimentos entre autoridades, representantes do setor produtivo, academia e sociedade em geral. A programação do Minera-GO segue nesta quarta-feira, 13, na sede do Parlamento.

De acordo com o presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Lineu Olimpio (MDB) esta é uma oportunidade de conhecer o trabalho de cada uma das entidades responsáveis pela elaboração do plano. Para o parlamentar, o tema abrange um segmento com grande potencial para a geração de emprego e renda aos goianos. “O intuito é trazer para a Assembleia Legislativa o fechamento desse plano. O momento é de discussões, workshops do setor mineral de Goiás, é um local de exposição de empresas”, pontua o parlamentar.  

Além do deputado Lineu Olimpio, o deputado Virmondes Cruvinel também marcou presença no encontro. Nessa primeira rodada de discussões, a mesa dos trabalhos foi composta pelo secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviço, Joel Sant´ana Braga Filho; o diretor da Agência Nacional de Mineração, Tasso Mendonça; o presidente do Sindicato das Indústrias Extrativistas do Estado de Goiás, Luiz Vessani; o presidente da Federação Goiana dos Municípios e prefeito da cidade de Campos Verdes, Haroldo Soares; e o presidente da Câmara Setorial de Mineração da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Wilson Borges.

Atualmente, Goiás se posiciona como um dos principais estados mineradores do Brasil, com a extração de metais como cobre, ouro, cobalto, níquel, nióbio, fosfato e vermiculita. No contexto econômico e de produção, a mineração ocupa o terceiro lugar, ficando atrás apenas dos setores de grãos e carne.

Plano Estadual de Recursos Minerais

A coordenadora-geral do PERM-GO, Lívia Parreira, fez uso da palavra para explanar sobre a metodologia utilizada na elaboração do plano. Ela iniciou sua fala destacando que o plano tem grande representatividade, contemplando o grande minerador, o micro minerador e até os artesãos em joias. Ela também evidenciou os encontros que ocorreram durante a elaboração do PERM nas cidades do interior.

Em Barro Alto, foi debatida a mineração como estratégia de desenvolvimento regional. Em Campos Verdes, o tema do encontro foi a sustentabilidade e integração das cadeias produtivas. Em Alto Horizonte, a pauta foram os minerais estratégicos e transição energética. Outros municípios também contribuíram, como Niquelândia, Minaçu e Pirenópolis. Ela também demonstrou os principais minérios existentes em Goiás e em quais regiões são mais abundantes.

O Plano Estadual de Recursos Minerais foi criado pelo Governo de Goiás em consonância com o Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022 -2042 (MAP). O objetivo é o desenvolvimento sustentável do setor de mineração, com a análise dos impactos causados pela atividade econômica em solo goiano.

O plano é desenvolvido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em conjunto com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Também fazem parte o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).

Palestras

Na segunda rodada do evento, durante à tarde, foram debatidos temas focados no financiamento e na regulação. Georgia Carolina Capistrano da Costa, coordenadora-geral da diretoria de articulação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) comandou a palestra “Plano Regional de Desenvolvimento e Fundos de Financiamento do Centro-Oeste”.

A palestrante destacou a importância de debater ações voltadas para a mineração nos governos federal, estadual e municipal. “Para a política pública você precisa de formação de dados, de indicadores, principalmente, para a elaboração exata das necessidades de cada região. É importante trazer esse olhar do Ministério para a região, para um desenvolvimento”, destacou Georgia Carolina.  

Na sequência, a palestrante Cinthia de Paiva Rodrigues, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Mineração, explanou sobre o cenário atual da mineração brasileira e a agenda política regulatória.

Potencial goiano

O início do evento foi marcado pela apresentação cultural do músico e violinista Leonardo Araújo, performando clássicos da música erudita e também o Hino Nacional. O presidente do Sindicato das Indústrias Extrativistas do Estado de Goiás, Luiz Vessani, relembrou que Goiás, na década de 70, foi protagonista no cenário mineral nacional. “Tínhamos uma Secretaria de Minas e Energia, tínhamos um Centro Tecnológico Mineral e disso resultou em uma série de descobertas. Porém, a partir de um certo momento, a nossa classe política não gerenciou bem essa oportunidade que tivemos”.

Entretanto, ele reiterou que, atualmente, o setor tem a oportunidade de recuperar a posição de destaque, tanto no cenário nacional quanto na capacidade de gerar benefícios através da mineração.

O secretário da SIC, Joel Sant´Anna assinalou a importância da mineração na economia goiana. “Goiás tem um papel importante nessa transição energética e no processo de descarbonização. Goiás tem muitas minas, de minérios diversos que servem de insumos em vários componentes, sobretudo os tecnológicos e Goiás também faz uma extração limpa, sem poluição do solo. Precisamos aproveitar esse minério em solo goiano para alavancar o processo de industrialização e mostrar que, juntos, podemos melhorar a renda das famílias”.

Homenagem

 Após a apresentação do PERM-GO, algumas personalidades que atuaram no desenvolvimento do plano foram homenageadas com o Certificado de Reconhecimento pela Colaboração e Comprometimento Exemplares. Após a entrega, as mineradoras participantes do evento puderam expor as joias provenientes da extração.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.