2° dia de atividades do Minera
A Comissão de Minas e Energia do Parlamento goiano e a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço (SIC) deram continuidade à 1ª edição do Minera-GO, para fomentar a mineração no Estado de Goiás. Na manhã desta quarta-feira, 13, ocorreu uma roda de conversa com os representantes de mineradoras, artesãos, pesquisadores de universidades do Estado e outras entidades parceiras.
A roda de conversa foi intermediada pelo analista técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), João Luiz Rabelo. A maior parte do público era de pequenos e microempreendedores do ramo, sobretudo os que possuem negócios nas cidades de Cristalina, Pirenópolis e Campos Verdes. No encontro, foi debatido sobre o trabalho de proteção ambiental desenvolvido no processo de mineração sustentável e como a qualidade do solo pode alterar características específicas dos minérios.
Outro tema discutido na roda de conversa foi sobre a importância de indicação geográfica nos adornos e joias produzidas com minérios regionais. Na oportunidade, João Luiz explicou que a indicação geográfica valoriza o produto, pois evidencia o local de origem da extração, “É uma ferramenta de proteção coletiva, para todos que atuam no extrativismo de determinadas cidades, porque os produtos deles terão preferência no mercado”, ressaltou. Ele também explicou que o registro atesta a legalidade do processo de extração dentro das normas exigidas e acrescentou que o Brasil utiliza as mesmas regras existentes no processo de mineração no continente europeu.
Sebrae
Por fim, o mediador do encontro falou sobre alguns focos do Sebrae em relação ao tema. “Nós atuamos em cima das tendências e oportunidades para ativar os mercados. Estamos focados em melhorar os pequenos negócios, gerar mais emprego e mais renda a partir da profissionalização desse pessoal. A gente identificou muita carência na hora de colocar seus produtos nos mercados, então seguimos uma linha de inovação tecnológica para organizar as empresas com etiqueta da identificação geográfica”, explicou.
O evento segue no período vespertino com mais um ciclo de palestras, com temas de geologia no Estado e as fontes de financiamento para o setor. O encerramento será às 17 horas.