Ícone alego digital Ícone alego digital

Ricardo Quirino avalia o trabalho da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa em 2023 e destaca os fóruns gerontológicos

21 de Dezembro de 2023 às 12:00
Ricardo Quirino avalia o trabalho da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa em 2023 e destaca os fóruns gerontológicos

A Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, presidida pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos), foi criada em março de 2023. Os objetivos do colegiado incluem tratar das normas sobre direitos, fiscalização e acompanhamento de programas governamentais relativos à proteção dos idosos, programa de apoio à pessoa idosa em situação de risco social, avaliação e monitoramento de políticas públicas relacionadas aos idosos, além do acompanhamento da ação dos conselhos instalados no Estado e nos municípios.

O grupo chega ao final do primeiro ano de atuação com várias ações realizadas, como o Fórum Legislativo Gerontológico em várias cidades goianas, sob o tema "Educar para gerar respeito". A ideia é conscientizar a população a valorizar, escutar e cuidar dos idosos que tanto contribuíram na família e na sociedade de modo geral.  

A comissão também realizou reuniões ordinárias, quando foram propostos vários projetos de lei, visando sempre melhorias para a pessoa idosa.   

A seguir, entrevista com o presidente da Comissão de Atenção da Pessoa idosa, deputado Ricardo Quirino, que avaliou os trabalhos realizados pela comissão e também fez uma projeção para o ano de 2024.

Como o senhor avalia o caminhar da Comissão da Pessoa Idosa neste ano de 2023?

Quando a comissão foi instalada, havia certa expectativa se ela funcionaria. Havia uma "lenda urbana", uma lenda legislativa com respeito a certas comissões que são instaladas e não funcionam. Eu penso que é o contrário, toda comissãs funciona, sim, depende de quem está à frente da equipe. Então, quase todas as pautas que colocamos como plataforma de trabalho, nós conseguimos avançar. Claro que ainda não está nada perfeito, mas mesmo assim eu avalio como positivo esse início, no primeiro ano de instalada.

Boa parte da sociedade sabe daqueles que militam na política pela pessoa idosa, sabe da existência dessa comissão. Nós temos que pensar em coisas maiores para fazer com que o trabalho do colegiado chegue à população, ao povo. Por isso, nós estivemos juntos com as autoridades demonstrando para elas nossas intenções, nossa forma de trabalhar.

Mas agora temos que pensar um pouco mais além e ter o povo mais próximo de nós. Fomos até às pessoas, às ruas, às casas legislativas, fizemos vários fóruns, várias audiências, enfim eu acredito que avançamos bastante.

O que se tem planejado para 2024?

Em 2024 vamos dar sequência ao que começamos em 2023. Por exemplo, representei a comissão no dia 12 de dezembro em um debate na Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre a regularização, regulamentação da profissão de cuidadores de idosos. Em 2024, nós vamos trabalhar dobrado, não com pensamento eleitoral, por que eu trabalho pensando nas pessoas, eleição a gente tem que pensar mais para a frente. Nós vamos avançar, e o que fizemos em 2023 deve ser levado como forma de experiência. Em 2024 a gente vai fazer muito mais, por que experiência a equipe já tem, então não podemos dar desculpas e sim servir a população.

Em 2023, o senhor focou no fórum gerontológico no Entorno de Brasília. Está em vista expandir para outros municípios?

Queremos e vamos expandir. Nós iniciamos com o  objetivo de realizar um fórum em cada região do Estado, mas temos que respeitar os convites, por isso realizamos os fóruns na Região do Entorno, onde os convites foram feitos. O fórum é sempre realizado de acordo com o convite, que pode ser feito tanto por algum vereador do município como por qualquer pessoa da sociedade.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.