Romaria de Salette, em Caldas Novas, pode entrar para o calendário cultural do Estado
A inclusão da Romaria de Nossa Senhora de Salette, realizada anualmente no município de Caldas Novas, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás é proposta do deputado Coronel Adailton (Solidariedade).
Segundo o parlamentar, que também é presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em Caldas Novas, a romaria é o evento com maior importância do turismo religioso e já está na sua 20ª edição.
Na justificativa da matéria, ele conta a história da festa, que começou a ser realizada antes mesmo da construção do Santuário dedicado à Nossa Senhora de Salette. Na primeira romaria, apenas cerca de 1500 pessoas se reuniram na Praça da Matriz de Nossa Senhora das Dores e caminharam até o local onde seria construída a Igreja.
“Atualmente, a Romaria é um referencial no turismo religioso de Goiás. Entre os santuários dedicados a Salette, o de Caldas Novas é o que recebe mais visitas, ultrapassando o número de 10 mil pessoas por semana. Na peregrinação, milhares de pessoas fielmente caminham todos os anos pelas ruas de Caldas Novas, em uma tradição cheia de fé e devoção, por amor a Nossa Senhora de Salette”, cita o deputado.
O parlamentar ressalta ainda que, além da religiosidade, o evento também tem um viés turístico, já que atrai grande número de peregrinos, o que impulsiona a economia do município.
A proposta, protocolada com o número 10.096/23, ainda está no início da tramitação e precisa passar pelo crivo de comissões e duas votações em Plenário.