Ícone alego digital Ícone alego digital

Lei confere a Nova Veneza o título de Capital Italiana de Goiás, a partir de projeto do deputado Coronel Adailton

16 de Janeiro de 2024 às 08:15
Lei confere a Nova Veneza o título de Capital Italiana de Goiás, a partir de projeto do deputado Coronel Adailton

No ano em que a chegada dos primeiros italianos a Nova Veneza, cidade na região Metropolitana de Goiânia, completa um século, o município acaba de receber o título de Capital Italiana de Goiás. A lei que confere a denominação foi promulgada no último dia 28 de dezembro.

A povoação local se iniciou em caráter precário a partir de 1912 e, oficialmente, com as primeiras terras da família Stival – oriunda das imediações de Veneza – lavradas em cartório em junho de 1924. A primeira missa foi celebrada em abril do mesmo ano. Nessa época, o lugar era conhecido como “colônia dos italianos”.

Em 1927, Nova Veneza tornou-se um distrito de Anápolis. Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, na qual o Brasil se juntou aos Aliados, e a Itália ao Eixo, o distrito ganhou o nome de Goianás. Em 1958, houve a readoção do nome Nova Veneza e a elevação ao status de município.

O projeto que conferiu o título de capital italiana goiana à Nova Veneza foi o de no 6596/23, do deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que preside, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a Comissão de Turismo. Ao projeto foi apensado o de no 7606/23, de Dr. George Morais (PDT), de teor semelhante.

“Conhecidos pela religiosidade, católicos, logo [os italianos] trataram de abrir uma clareira na mata e, à sombra de um imenso jacarandá, foi celebrada a primeira missa pelo Padre Pelágio”, relata Coronel Adailton na justificativa da matéria. “Depois, construíram uma igrejinha de palha para abrigar a imagem de Nossa Senhora do Carmo, trazida pelos imigrantes, que se tornou a padroeira de Nova Veneza”.

“A cidade possui cerca de 60% dos moradores com ascendência italiana e é sede do Festival Italiano de Nova Veneza (evento gastronômico)”, ressalta Dr. George Morais na justificativa da proposição. Realizado anualmente em maio há duas décadas, o festival atraiu, segundo os organizadores, 130 mil pessoas na última edição.

Conforme o Censo de 2022, Nova Veneza tem 9.481 habitantes. Além do turismo, impulsionado sobretudo pelo festival, a cidade tem como principal atividade a agropecuária, com destaque para o hortifruti. Há também uma produtora de proteína animal, que gera mais de mil empregos diretos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.