Lineu Olimpio propõe inclusão de datas comemorativas no calendário oficial de Goiás
Em trâmite na Assembleia Legislativa, dois projetos de lei do deputado Lineu Olímpio (MDB) incluem datas comemorativas referentes aos setores da saúde e das pedras preciosas dentro do Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. O projeto se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) sob a relatoria do deputado Amauri Ribeiro (UB).
A propositura de nº 11036/24 quer incluir no calendário oficial o Dia Pérola de Conscientização e Apoio às Famílias Afetadas pela Endometriose, a ser comemorado anualmente em 12 de janeiro.
A doença é uma condição crônica que afeta aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva no mundo. Implica em consequências físicas e emocionais, pois causa dores, menstruações anormais e, frequentemente, infertilidade, o que afeta as condições psicológicas das pacientes e de suas famílias.
O maior desafio para o tratamento da endometriose está no diagnóstico precoce, pois muitas mulheres sofrem os sintomas, mas, por falta de conhecimento, não conseguem obter um atendimento médico especializado.
A adoção de um dia dedicado à doença aumentará as iniciativas educacionais, as campanhas de saúde pública, o suporte emocional às famílias, a proatividade entre os profissionais da saúde, legisladores e a sociedade em geral, para o enfrentamento da endometriose de maneira mais eficaz.
O projeto de nº 11037/24 quer incluir a Feira Internacional das Esmeraldas de Campos Verdes no calendário oficial do Estado em reconhecimento ao importante papel econômico, social e cultural na cidade. O projeto está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa e sendo relatado pelo deputado Coronel Adailton ( Solidariedade)
Campos Verdes é conhecida como a Capital das Esmeraldas. Desde a criação da feira, em 2002, até os dias atuais, o evento contou com crescimento exponencial tanto em visitação quanto em volume de negócios, movimentando milhões de reais e alcançando destaque nacional e internacional como evento referência no setor de gemas e joias.
Outro aspecto apontado pelo parlamentar é concernente à sua importância na celebração da cultura local, porque, nos dias da feira, a região se torna o epicentro da educação sobre geologia, mineração sustentável e artesanato com pedras preciosas. A programação inclui workshops, seminários e apresentações que promovem o conhecimento da indústria das gemas e das tradições culturais da região de Campos Verdes.
A inclusão desse evento no calendário oficial reforça o turismo local e o incremento econômico, não só na região das grandes indústrias, mas também no fomento ao empreendedorismo local, ao proporcionar uma plataforma para artesãos e pequenos empresários exporem e comercializarem seus produtos.