Ícone alego digital Ícone alego digital

Sancionada a permissão de antecipação do pagamento adicional de férias a servidores

07 de Junho de 2024 às 14:40

Recebeu sanção do governador Ronaldo Caiado (UB) e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 22.733, originalmente processo nº 10905/24, que altera a legislação nº 20.756, de 28 de janeiro de 2020, que trata do regime jurídico dos servidores públicos civis do Estado de Goiás e das autarquias e fundações públicas estaduais.

O objetivo específico é facultar a solicitação da antecipação do pagamento da indenização dos períodos aquisitivos de férias adquiridos, vencidos e não gozados ao servidor ativo que houver completado as exigências para a aposentadoria voluntária ou especial e opte por permanecer em atividade. Essa indenização, a ser paga sem a incidência de juros e correção monetária, também será aplicada aos militares e ao pessoal do magistério público estadual de que trata a Lei nº 13.909, de 25 de setembro de 2001.  

A Governadoria constatou a dificuldade na redução dos períodos de férias adquiridos e não gozados pelos servidores estaduais, pois, a cada ano, é acrescentado um período. Além disso, evidenciou-se que, entre os anos de 2024 e 2026, aproximadamente 4.899 servidores implementarão as exigências para a aposentadoria voluntária ou especial, de acordo com os artigos 68 e 69 da Lei Complementar nº 161, de 30 de dezembro de 2020, que “dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Goiás”, e também o artigo 32 da Emenda Constitucional Federal nº 41, de 19 de dezembro de 2003. A aposentadoria desses servidores gerará a necessidade de reposição de pessoal com a realização de concurso público e o consequente impacto nas contas públicas em um momento de austeridade.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.