Virmondes Cruvinel projeta lei para instituir política de prevenção à doença Von Willebrand
O deputado Virmondes Cruvinel (UB) apresentou projeto de lei de nº 16846/24, para instituir a Política de Conscientização e Prevenção da Saúde à Doença Von Willebrand. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para análise dos aspectos constitucionais, jurídicos e legais.
A doença Von Willebrand (DVW) caracteriza-se pela deficiência de uma proteína essencial para a coagulação sanguínea que causa uma desordem hemorrágica, podendo provocar sangramentos internos e externos, anormais e prolongados. A doença, hereditária, afeta cerca de 1% da população mundial.
Na justificativa, o deputado anota que a DVW é pouco conhecida em Goiás e no Brasil, pois falta investimento para a apuração mais precisa dos casos. Segundo a Federação Brasileira de Hemofilia (FBH), a deficiência na produção dos diagnósticos agrava a condição dos pacientes e aumenta os custos de tratamento para o sistema de saúde.
Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, apontam que, em Goiás, aproximadamente 1,2 por 100 mil habitantes é vítima da patologia. O resultado é um número significativo de internações e mortalidade, especialmente entre crianças e jovens adultos.
O objetivo do projeto de lei é potencializar a conscientização da população goiana para prevenir e, com isso, reduzir a incidência do número de casos através de campanhas educativas, capacitação profissional dos centros de atendimento, da promoção de parcerias e pesquisas público-privadas, além da adoção do dia 17 de abril para a celebração do Dia Estadual de Conscientização e Prevenção da Doença com o Dia Mundial da Hemofilia.
A convergência das datas contribuirá para um maior alcance de visibilidade com as campanhas globais já existentes, aumenta a descoberta de novos casos e amplifica a participação e o engajamento da sociedade civil para as atividades relacionadas à hemofilia e outras coagulopatias.