Casa recebe exposição do artista Vinícius Leão, com trabalhos que refletem as angústias causadas pela covid-19
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais, realizou a abertura da exposição "Vigília Manifesto", do artista plástico Vinícius Rocha Leão, na noite dessa terça-feira, 6, na sede da Casa de Leis.
Segundo o artista plástico sobre a sua primeira exposição individual, as obras refletem sonhos advindos enquanto acompanhava notícias referentes a manifestações políticas. Essas obras são, em sua maioria, da época em que a covid-19 colocava o mundo sob rígidas regras de isolamento social.
Em entrevista, Leão relata que os quadros destacados em cores escuras transmitem o medo da população sobre o período de gestão política sobre opressão. Sobre a covid-19, Vinicius fez analogia em alguns de seus quadros com imagens referentes à gripe espanhola, pandemia mundial ocorrida no ano de 1918.
O artista também discorreu sobre o nome da mostra. “A exposição 'Vigília Manifesto' representa minha indignação à tentativa de implementação de um sistema autoritário durante a pandemia. Eu diria que é um manifesto inconsciente.”
Ele falou sobre a ilustração dos olhos raiados em seus quadros, que remetem ao deslumbre e em seguida ao devaneio das pessoas sobre a política.
A gestora de atividades culturais da Casa de Leis, Emiliana Pereira, falou sobre a importância de fomentar a classe artística e aproximar a arte do povo goiano. “Nós entendemos a importância de fortalecer a cultura e a arte em nosso Estado. Fazemos o melhor para receber esses artistas aqui, na Casa de Leis”, ressaltou Emiliana.
A exposição ficará disponível para visitantes até o dia 16 de agosto, no térreo, bloco C.