Ícone alego digital Ícone alego digital

Anderson Teodoro projeta substituir imagem de idoso em placas de sinalização

13 de Agosto de 2024 às 07:08

O deputado Anderson Teodoro (Avante) apresentou ao Parlamento goiano projeto que propõe alteração do atual pictograma do idoso – representado por uma figura humana curvada utilizando uma bengala – em vagas de estacionamento, assentos, filas e outros locais. A ideia é que essa imagem seja substituída por outra de uma pessoa ereta com a sinalização “60+”. Protocolado com o nº 16999/24, o processo será lido em Plenário, para depois ser enviado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

De acordo com Teodoro, o objetivo da alteração do pictograma atual é evitar o etarismo, que consiste em qualquer tipo de ação e/ou pensamento que consista no preconceito, intolerância e na discriminação contra pessoas mais velhas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

O legislador anota que, atualmente, o símbolo utilizado para representar pessoas com mais de 60 anos pode ser considerado pejorativo, gera estereótipos negativos e, por conseguinte, ao contrário do que deveria ser, contribui para o etarismo. "Por essa razão, a mudança desse símbolo é necessária para promover uma representação mais justa, inclusiva e respeitosa das pessoas a partir de 60”, afirma o deputado em sua justificativa.

Ele ressalta que o novo símbolo a ser adotado expressa inclusão, respeito e honra às pessoas acima de 60 anos e reflete valores inerentes a elas, como dignidade, experiência e sabedoria. “Entende-se que a propositura é uma forma de combater o etarismo em nosso Estado, além de incentivar a sociedade a enxergar e tratar essa significativa parcela da sociedade com mais respeito”, completa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.