Posto do Programa Mais Empregos, no Parlamento, registra recorde de atendimentos, com 200 vagas preenchidas

03 de Outubro de 2024 às 14:30
Crédito: Carlos Costa
Programa Mais Empregos

Uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e o Governo Estadual vem contribuindo para acelerar a empregabilidade e a geração de renda no Estado. Trata-se do Programa Mais Empregos, que conta, desde junho do ano passado, com um posto em funcionamento nas dependências da sede do Poder Legislativo. A unidade já superou os 500 atendimentos, com 200 vagas preenchidas, ao longo desse período.

A supervisora do posto em operação no Palácio Maguito Vilela, Raissa Celiac, comemorou os números. “As vagas são ofertadas de acordo com o perfil do candidato. Nesta unidade aqui da Alego, temos uma procura maior pelo público de nível superior. Temos atendido muitos advogados, farmacêuticos, pessoas com nível de formação, em geral, mais alto do que os que são atendidos na central, que fica na Avenida Goiás”.

Celiac comentou sobre as motivações que levaram à abertura do posto na Alego. “O programa veio para esta Casa de Leis, para atender as demandas por emprego que chegavam constantemente até os deputados. Quando o eleitor bate na porta do gabinete, ele é encaminhado para que a gente já possa prestar esse atendimento de imediato. Mas estamos abertos para atender todos que nos procuram, inclusive a população do interior”.

A supervisora explicou que os interessados em obter o acompanhamento presencial para o cadastro devem se dirigir à unidade munidos de documento de identificação pessoal, comprovante de endereço e carteira de trabalho. Também é possível que o registro e o atendimento seja realizado de forma virtual, pelo aplicativo Minha Vaga. A ferramenta está em operação desde o final do ano passado e conta, atualmente, com mais de cinco mil vagas de emprego disponíveis.

Ao longo do período, foram cadastradas, no aplicativo, mais de 35 mil vagas por mais de duas mil empresas de diferentes áreas. O destaque, na divulgação, fica com os setores de serviço e comércio, havendo também uma participação relevante da construção civil, indústria e agropecuária. Como não existem restrições para o número de aplicações, cerca de 19 mil candidatos realizaram, até o momento, quase 70 mil candidaturas às vagas disponíveis.

Mais Empregos

O programa foi criado pelo Governo de Ronaldo Caiado (UB) no âmbito da reestruturação administrativa, que instituiu a Secretaria de Estado da Retomada. Ele reflete a junção de duas iniciativas, sendo uma o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a outra o Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec).

O Sine é um espaço criado a nível federal e com atuação regionalizada em todos os estados da federação, para o cadastro e a oferta de vagas de emprego. Por meio dele, interessados podem encontrar uma vaga disponível que mais se adeque às suas necessidades de trabalho e agendar entrevista com possíveis empregadores.

Já o Cotec é fruto de uma parceria entre o Governo Estadual e a Universidade Federal de Goiás (UFG), para a oferta de cursos profissionalizantes. Existem hoje, em operação no Estado, 17 unidades do programa, que estão espalhadas em 16 municípios goianos.

Em conjunto, essas unidades do Cotec são responsáveis pela oferta de 850 cursos, em modalidade presencial e à distância. Eles são realizados em turnos diversificados e em formatos de formação de diferente duração, indo do nível de capacitação ao técnico.

Ao todo, o programa já conta com mais de 175 mil matrículas realizadas nas diferentes áreas de formação ofertadas. Há cursos disponíveis para população a partir dos 14 anos e com diferentes exigências de nível de formação escolar, a começar pelo Ensino Fundamental.

As turmas são fechadas sobre demanda e comportam até 30 alunos. Ao final do curso, os participantes recebem certificado emitido pela UFG.

Após conclusão do curso, os participantes com 18 anos ou mais que estiverem cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) ainda podem solicitar incentivo de até R$ 5 mil do Programa Crédito Social. O benefício, destinado à compra de materiais e ferramentas para a abertura de pequenos negócios, é pago em parcela única e já contemplou 876 estudantes em 12 municípios do Estado. Ao todo, o Executivo informa que já foram investidos R$ 2,68 milhões nesse programa.

Em números absolutos, a população desempregada, no Estado, foi estimada em 211 mil pessoas (5,2% da população goiana) no segundo trimestre de 2024.

Agência Assembleia de Notícias