Cristiano Galindo pleiteia vacina domiciliar para pessoas com autismo
A acessibilidade aos serviços de imunização para pessoas com autismo poderá ser facilitada. O deputado estadual Cristiano Galindo (Solidariedade), por meio do projeto de lei nº 22099, pretende implementar a vacinação domiciliar para pessoas com autismo no Estado de Goiás. Essa proposta, que atende às necessidades específicas desse grupo, reforça o compromisso do parlamentar com a inclusão social e o acesso equitativo aos cuidados de saúde.
“A vacinação é um elemento fundamental para a saúde pública e a prevenção de doenças. Contudo, para algumas pessoas com autismo, o processo pode ser desafiador devido às suas características individuais, sensibilidades sensoriais e necessidades especiais. Este projeto de lei busca assegurar o direito das pessoas com autismo no Estado de Goiás à vacinação domiciliar, quando necessário, para tornar o processo mais acessível e respeitoso às suas necessidades”, justifica o legislador.
“A vacinação em casa será realizada por profissionais de saúde qualificados, adaptando-se às especificidades de cada pessoa com autismo, e oferecendo um ambiente tranquilo e seguro para a aplicação dos imunizantes. Além disso, essa opção permitirá que a pessoa com autismo e seus responsáveis legais escolham a abordagem que melhor se adequa às suas necessidades”, conclui.
A medida foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Assembleia Legislativa, que designou ao deputado Veter Martins (UB) a relatoria de seu texto.