Dia Estadual da Música Gospel foi celebrado pela Assembleia Legislativa em sessão solene na noite de sexta-feira
A Assembleia Legislativa de Goiânia (Alego) celebrou o Dia Estadual da Música Gospel em Goiás, em sessão solene na noite de sexta-feira, 8, no Plenário Iris Rezende. A data comemorativa foi oficializada pela Lei nº 22.794, que teve origem em projeto de autoria do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), e é celebrada anualmente no dia 17 de novembro. O republicano também foi quem propôs a realização da sessão solene de homenagem com entrega do Certificado do Mérito Legislativo.
Quirino teve ao seu lado, na mesa diretiva: o pastor da União Nacional das Igrejas Evangélicas, Carlos Roberto Lopes; e os cantores gospel Cássia Cristina Souza, Guilherme Alcântara, José Ricardo de Oliveira Júnior e Alícia Keys. Para iniciar os trabalhos, o legislador pediu ao pastor Carlos Roberto para proferir uma oração de proteção aos presentes.
Em seguida, o deputado iniciou a etapa dos discursos sublinhando que, no momento da sessão, a Assembleia Legislativa se transformava em uma igreja e o Plenário em um lugar santo.
Impactados
Para ressaltar a importância da música gospel, Quirino afirmou que acredita que todos os presentes já foram impactados por um louvor. E contou que ele próprio, quando se converteu à religião evangélica, aos 25 anos de idade, levado por um convite da mãe, encantou-se com uma música de uma banda gospel, entoada pelo pastor. O conjunto se chamava Rebanhão e foi um dos precursores da música gospel. “Procurei conhecer o grupo e fui a um show deles na praia de Copacabana e saí de lá transformado por aquela palavra que transforma.”
A partir daí se tornou um apaixonado pela música gospel, tendo acompanhado vários outros artistas desde então e foi isso o que o moveu a propor a data estadual em homenagem aos músicos.
Em sua fala, Carlos Lopes ressaltou que o talento foi dado por Deus e que os cantores gospel, por mais exaltados que sejam, não podem se esquecer disso. Ele lembrou que os artistas desse estilo devem usar o talento para transformar vidas. “Aproximem-se cada vez mais do Espírito Santo, porque ele vai nos inspirar e almas serão tocadas, vidas serão transformadas, através dos senhores e das senhoras.”
Em seguida, o cantor gospel Fábio Barreto fez a apresentação, no estilo voz e violão, de um hino evangélico.
Na sequência, a cantora Cássia Cristina Souza recebeu o Certificado do Mérito Legislativo e discursou em nome dos homenageados. A artista lembrou que o ministério do louvor é um dos mais bonitos da igreja porque ele consegue entrar em lugares onde, às vezes, pregadores e pastores não conseguem. “Mas o louvor abre portas, ele dissipa correntes, ele liberta pessoas, ele liberta cativos, ele liberta oprimidos. Ele traz paz de espírito às almas aflitas, ele traz alegria e gozo.”
Beatriz Cristina também entoou dois hinos evangélicos e, na sequência, os outros homenageados da noite receberam o Certificado do Mérito Legislativo.
A sessão foi encerrada com mais música. Os cantores Cássia Cristina Souza e Guilherme Alcântara, acompanhados ao violão por Beatriz Cristina, cantaram duas músicas. E, para encerrar, todos os cantores homenageados se juntaram para entoar mais um hino.