Durante audiência, Gomide questiona aumento de impostos em Goiás
O deputado Antônio Gomide (PT) pediu a palavra, durante a audiênica pública que trata do projeto orçamentário de 2025, na tarde desta terça-feira, 3, para questionar um possível aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O encontro ocorre na Sala Júlio da Retífica, do Palácio Maguito Vilela, e conta com a participação do secretário da Economia de Goiás, Sérvulo Nogueira.
Ao questionar o titular, Gomide perguntou por qual motivo o Estado articula um aumento de impostos, por meio do ICMS, se há em caixa um montante de R$ 15 bilhões disponíveis para investimento por parte do Poder Executivo. "Até quando teremos esses aumentos? Qual o sentido de seguir por esse caminho se temos esse dinheiro em caixa?", questionou o parlamentar.
Segundo o titular da pasta, o Estado deve preservar sua "sustentailidade fiscal" a médio e longo prazo. "Apesar dos R$ 15 bilhões disponíveis, temos que manter uma receita assegurada. Por isso, necessitamos de recursos que possam fazer frente a uma despesa anual e assim prosseguir com os investimentos", pontuou antes de destacar, também, que a atual condição financeira só foi atingida graças à suspensão do pagamento integral da dívida pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF).