Na última etapa do curso "Introdução à Inteligência Emocional", servidores concluem módulo sobre relacionamentos
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por intermédio da Escola do Legislativo, encerrou, nesta quinta-feira, 5, o curso "Introdução à Inteligência Emocional", com aplicação do último módulo "Gerenciamento de Relacionamentos". A atividade, direcionada aos servidores da Casade Leis, foi disponibilizada em duas turmas, nos períodos matutino e vespertino, e teve lugar na sala de aula 1 do Palácio Maguito Vilela.
O gerenciamento de relacionamentos engloba estratégias para gerenciar a comunicação com as pessoas que estão à nossa volta, seja em casa ou no trabalho. Responsável por ministrar o curso, a psicóloga Kérima Martins Parreira explicou que o conteúdo proposto visa a aplicar conceitos gerais de inteligência emocional, que vão orientar como é possível ter domínio próprio e equilíbrio nas relações sociais.
Foi o último módulo do curso, e a turma discutiu o autoconhecimento a partir da perspectiva dos relacionamentos. A servidora da Alego Telma Magalhães disse que essa etapa do curso vai ajudar essencialmente na busca de reconhecer e desenvolver o perfil emocional dos seus comportamentos diários pessoal, familiar e profissional.
Para o aluno e servidor da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) Alexandre Santos de Lima, o curso foi muito importante para entender sobre os comportamentos e sentimentos dele, especialmente na convivência com os colegas na TV Alego, onde trabalha. “Acho que as pessoas não vão notar muita diferença no começo, mas espero que venham a notar ao longo do tempo, no dia a dia”.
Habilidades
O curso teve por objetivo potencializar o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores, promovendo habilidades para identificar, compreender e regular suas próprias emoções. Esse objetivo abrange as quatro dimensões da inteligência emocional, o que leva o participante a uma melhor autoconsciência, autogestão, consciência social e à gestão de relacionamentos.
Segundo a psicóloga, “o último módulo do curso é um mergulho interno do aluno para identificar outras perspectivas além de nós mesmos, para que as pessoas percebam que existem outros tipos de pessoas e estilos diferentes de perfis, utilizando a metodologia DISC”.
A metodologia DISC é uma avaliação psicológica que classifica o comportamento das pessoas em quatro fatores: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade (S), Conformidade (C). O teste DISC é usado em processos de recrutamento e seleção para compreender como cada candidato se comporta, se comunica, lida com pressão e trabalha em equipe.