Ícone alego digital Ícone alego digital

Julio Pina celebra conquistas femininas com entrega do Certificado de Mérito Legislativo

17 de Março de 2025 às 07:00
Crédito: Maykon Cardoso
Julio Pina celebra conquistas femininas com entrega do Certificado de Mérito Legislativo
Deputado Julio Pina realiza sessão solene em homenagem às mulheres

O deputado Julio Pina (SD) promoveu, na manhã de sábado, 15, sessão solene em reconhecimento ao papel das mulheres no desenvolvimento do Estado de Goiás. A solenidade teve lugar no Plenário Iris Rezende, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), e o parlamentar homenageou profissionais de diversos segmentos: advogadas, médicas, fisioterapeutas, psicólogas, professoras e contadoras, entre outras categorias profissionais, todas receberam das mãos do legislador o Certificado de Mérito Legislativo.

Além de Pina, na condução dos trabalhos, compuseram a mesa da solenidade: o presidente da União dos Vereadores do Estado de Goiás (UVG) e vereador por Uruaçu, Francisco Carlos de Carvalho (UB); as vereadoras do município de Uruaçu Naílda Ramos Camelo Carneiro (MDB) e Joana D'Arc Gomes Alves (MDB); a médica Cristiane Pina, esposa de Julio Pina; a advogada Andreia Caldeira; a pastora Aline Pereira Silva Tavares de Sá; e a policial penal do Distrito Federal e fundadora do movimento Sete Esferas, Leandra Mendanha.

Ao abrir o evento, Julio Pina disse que gostaria de homenagear todas as mulheres, não só as que estavam presentes na sessão. Ele ressaltou o avanço do Estado com as políticas públicas voltadas às mulheres. O parlamentar lembrou a criação da Procuradoria da Mulher na Alego, nesta Legislatura, para assegurar e dar apoio às mulheres: “Foi um grande avanço”.

Espaços de poder

O legislador destacou a atuação do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), que, durante a gestão, contribuiu para que as mulheres antigissem um espaço de maior equidade dentro Parlamento. Ele também reforçou a importância de mais mulheres ocuparem espaço na política, com o objetivo de que as vozes destas sejam mais ouvidas.

A primeira convidada a fazer uso da palavra foi a advogada Andreia Caldeira, que agradeceu a homenagem e reforçou a importância da data. “Que este dia inspire cada uma de nós a continuar avançando e apoiando umas às outras, construindo um futuro onde a força feminina seja cada vez mais sinônimo de progresso e transformação”, frisou.

Em seguida, o presidente da UVG, Francisco Carlos de Carvalho, subiu à tribuna e falou sobre o constante trabalho pelo Estado para a implementação da Procuradoria da Mulher em câmaras municipais. Ele também citou a UVG Mulher, presidida pela vereadora Silvania Borges (Podemos), de Araguapaz.

A policial Leandra Mendanha também usou da palavra para agradecer e relembrar a luta pelos direitos das mulheres. “Assim como o deputado disse, precisamos de mais mulheres em espaços de poder”, ressaltou Mendanha, que presenteou a primeira-dama da solenidade, médica Cristiane Pina, com um buquê de flores, como reconhecimento. “Todas nós temos inúmeras diferenças, dores e lutas, mas temos muitas coisas que nos unem: a coragem e a vontade de fazer uma sociedade melhor”, afirmou Cristiane.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.