Parlamento goiano propõe concessão de títulos de cidadania a diversas personalidades
Deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) apresentaram propostas para apreciação de concessões de Título de Cidadania Goiana a personalidades de destaque.
A primeira proposta, de nº 5363/25, é uma iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB) que propõe a honraria ao engenheiro agrônomo José Augusto Motta. Natural do Rio de Janeiro-RJ, José Augusto mudou-se para Goiás, em 1983, para introduzir a cultura da seringueira no Estado.
Ele trabalhou no Ministério da Agricultura e foi chefe da Divisão Técnica, superintendente substituto e responsável pelo setor de Espeleologia no Ibama, onde contribuiu para a proteção dos recursos naturais do Cerrado e para a criação da APA Nascentes do Rio Vermelho. Além disso, foi um dos fundadores do Grupo Escoteiro Rudyard Kipling 8º GO, promovendo os princípios do Movimento Escoteiro entre os jovens.
O projeto de lei nº 5366/25 visa a reconhecer o ministro Antônio Waldez Góes da Silva como cidadão goiano. O candidato a receber o título é natural de Gurupá-PA, e a proposta é uma iniciativa do deputado Dr. George Morais (PDT). O legislador destaca que a atuação de Antônio no serviço público, ao longo dos anos, tem demonstrado um profundo engajamento em políticas que visam ao progresso socioeconômico da região. Além disso, também contribuiu para a implementação de projetos que beneficiam diretamente as comunidades locais.
O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) propôs o projeto de nº 5368/25, que dispõe sobre a concessão do Título de Cidadania Goiana à brasiliense Alice Teles de Oliveira. Alice graduou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás e, em 1993, ingressou na magistratura goiana, atuando em diversas comarcas.
Em 2018, chegou a Goiânia, onde integrou a Primeira Turma Recursal do Sistema dos Juizados Especiais e atuou como presidente da Turma Recursal. Ela também ocupou os cargos de juíza eleitoral e vice-diretora da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás. Em 2023, tomou posse como desembargadora, integrando a 11ª Câmara Cível. Atualmente, ela coordena a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Goiás.
Os projetos foram encaminhados para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde serão distribuídos à relatoria.