Ícone alego digital Ícone alego digital

Wagner Camargo Neto pleiteia reconhecimento oficial da Festa do Marco Zero, no distrito de Buenolândia

08 de Abril de 2025 às 07:47

O deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade) encaminhou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei 7977/25, com o objetivo de incluir no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Festa do Marco Zero de Goiás, realizada, anualmente, no mês de agosto, no distrito de Buenolândia, na cidade de Goiás.

Na matéria, o parlamentar explica que o distrito de Buenolândia, antigo Arraial da Barra, foi fundado em 6 de julho de 1726 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva (filho do Anhanguera), marcando o início da colonização goiana, e o conjunto histórico que reúne o local e objetos tradicionais é considerado como Marco Zero de Goiás.

Neto pontua que a Festa do Marco Zero, portanto, surge para comemorar essa lei estadual que considera esse conjunto histórico como patrimônio cultural e imaterial goiano, simbolizando assim a importância dos itens tradicionais e do local que se iniciou o Estado de Goiás.

"A celebração, apesar de recente, tem tudo para se tornar tradicional, com eventos como a Cavalgada das Bandeiras, missas e atividades culturais que resgatam a memória do estado. A inclusão no calendário estadual fortalecerá o turismo cultural, valorizará o patrimônio histórico e incentivará a participação popular, além de alinhar-se às políticas de preservação promovidas pelo Governo de Goiás, como a restauração da Igreja Nossa Senhora de Aparecida em Areias”, escreve Wagner Camargo Neto.

A matéria será encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa, onde será distribuída para relatoria parlamentar.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.