Wagner Camargo Neto pleiteia reconhecimento oficial da Festa do Marco Zero, no distrito de Buenolândia
O deputado Wagner Camargo Neto (Solidariedade) encaminhou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 7977/25, com o objetivo de incluir no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a Festa do Marco Zero de Goiás, realizada, anualmente, no mês de agosto, no distrito de Buenolândia, na cidade de Goiás.
Na matéria, o parlamentar explica que o distrito de Buenolândia, antigo Arraial da Barra, foi fundado em 6 de julho de 1726 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva (filho do Anhanguera), marcando o início da colonização goiana, e o conjunto histórico que reúne o local e objetos tradicionais é considerado como Marco Zero de Goiás.
Neto pontua que a Festa do Marco Zero, portanto, surge para comemorar essa lei estadual que considera esse conjunto histórico como patrimônio cultural e imaterial goiano, simbolizando assim a importância dos itens tradicionais e do local que se iniciou o Estado de Goiás.
"A celebração, apesar de recente, tem tudo para se tornar tradicional, com eventos como a Cavalgada das Bandeiras, missas e atividades culturais que resgatam a memória do estado. A inclusão no calendário estadual fortalecerá o turismo cultural, valorizará o patrimônio histórico e incentivará a participação popular, além de alinhar-se às políticas de preservação promovidas pelo Governo de Goiás, como a restauração da Igreja Nossa Senhora de Aparecida em Areias”, escreve Wagner Camargo Neto.
A matéria será encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa, onde será distribuída para relatoria parlamentar.