Ícone alego digital Ícone alego digital

Sino Vox Patris, que será instalado no Santuário do Divivo Pai Eterno, em Trindade, poderá ser patrimônio cultural goiano

24 de Abril de 2025 às 09:40
Crédito:
Sino Vox Patris, que será instalado no Santuário do Divivo Pai Eterno, em Trindade, poderá ser patrimônio cultural goiano

O deputado Dr. George Moraes (PDT) protocolou, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 9335/25, para que seja reconhecido como patrimônio cultural e artístico goiano, o Grande Sino do Divino Pai Eterno – Vox Patris, que será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, no município de Trindade.

Ao justificar a iniciativa, o parlamentar explica que se trata do maior sino do Brasil e um dos maiores do mundo em funcionamento, com o nome em latim que significa “A Voz do Pai”. Além disso, o sino foi encomendado pelo reitor do Santuário, Padre Marco Aurélio, e fundido na cidade de Rydultowy, na Polônia.

“O sino possui dimensões impressionantes”, destaca Morais. “São 55 toneladas de peso, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro. Sua estrutura é adornada com imagens que narram a história da Romaria do Divino Pai Eterno, desde 1840, tornando-se um verdadeiro monumento de fé, arte e religiosidade.”

O parlamentar pontua, ainda, que a chegada do Vox Patris ao Brasil está prevista para maio de 2025, pelo Porto de Santos, e sua instalação ocorrerá em uma torre de 100 metros de altura, ao lado do novo santuário, em Trindade, cidade que já se consagrou como a Capital da Fé de Goiás e destino de milhões de romeiros anualmente.

“A grandiosidade do sino e seu profundo simbolismo espiritual fazem do Vox Patris um marco não apenas arquitetônico, mas cultural, religioso e histórico para Goiás. Seu reconhecimento legal como patrimônio fortalece a identidade do povo goiano e enaltece a tradição de devoção ao Divino Pai Eterno, promovendo ainda o turismo religioso e o sentimento de pertencimento à nossa cultura” defende Morais.

O projeto foi encaminhado para a Comissão Mista onde será distribuído para a relatoria parlamentar.  

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.