Sino Vox Patris, que será instalado no Santuário do Divivo Pai Eterno, em Trindade, poderá ser patrimônio cultural goiano

O deputado Dr. George Moraes (PDT) protocolou, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei nº 9335/25, para que seja reconhecido como patrimônio cultural e artístico goiano, o Grande Sino do Divino Pai Eterno – Vox Patris, que será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, no município de Trindade.
Ao justificar a iniciativa, o parlamentar explica que se trata do maior sino do Brasil e um dos maiores do mundo em funcionamento, com o nome em latim que significa “A Voz do Pai”. Além disso, o sino foi encomendado pelo reitor do Santuário, Padre Marco Aurélio, e fundido na cidade de Rydultowy, na Polônia.
“O sino possui dimensões impressionantes”, destaca Morais. “São 55 toneladas de peso, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro. Sua estrutura é adornada com imagens que narram a história da Romaria do Divino Pai Eterno, desde 1840, tornando-se um verdadeiro monumento de fé, arte e religiosidade.”
O parlamentar pontua, ainda, que a chegada do Vox Patris ao Brasil está prevista para maio de 2025, pelo Porto de Santos, e sua instalação ocorrerá em uma torre de 100 metros de altura, ao lado do novo santuário, em Trindade, cidade que já se consagrou como a Capital da Fé de Goiás e destino de milhões de romeiros anualmente.
“A grandiosidade do sino e seu profundo simbolismo espiritual fazem do Vox Patris um marco não apenas arquitetônico, mas cultural, religioso e histórico para Goiás. Seu reconhecimento legal como patrimônio fortalece a identidade do povo goiano e enaltece a tradição de devoção ao Divino Pai Eterno, promovendo ainda o turismo religioso e o sentimento de pertencimento à nossa cultura” defende Morais.
O projeto foi encaminhado para a Comissão Mista onde será distribuído para a relatoria parlamentar.