Ícone alego digital Ícone alego digital

Bia de Lima questiona descontos na previdência estadual e aborda desvios no INSS

24 de Abril de 2025 às 10:28

Em pronunciamento durante o Pequeno Expediente desta manhã, 24, a deputada Bia de Lima (PT) abordou questões previdenciárias e o esquema de desvios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os desvios, ocorridos entre 2019 e 2024, foram alvo de operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) nesta semana.

A legisladora correlacionou o ocorrido no INSS com os descontos na aposentadoria estadual, de 14,25%, sobre as pensões goianas. “E quando o saque é autorizado? Estamos com demandas judiciais porque, aqui em Goiás, são sacados 14,25% dos aposentados, como se fossem pagar outra aposentadoria”, argumentou.

Na visão da parlamentar, são descontos indevidos. Ela afirma que os pensionistas não sabem “o que está sendo descontado” e criticou possíveis “convênios fictícios, criminosos”.

“A pessoa aposenta hoje e amanhã já tem banco oferecendo empréstimo consignado. O dinheiro nem chega na conta. São situações diversas que os aposentados e aposentadas no Brasil inteiro vêm vivenciando há muito tempo”, apontou Lima.

Ao final de sua fala, Bia enalteceu a atuação da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União e do Governo Federal na apuração do escândalo que foi descoberto agora, com desvio de mais de R$ 6 bilhões de pensionistas e aposentados do INSS, e retomou o cenário estadual. “Onde já se viu você pagar uma previdência sua vida inteira, terminou de pagar, aposenta, e continua pagando como se fosse fazer outra aposentadoria? É uma situação que precisamos por fim em Goiás. Chega de sangrar os aposentados e aposentadas de Goiás. Por que só Goiás tem essa medida?”, questionou por fim.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.