Ícone alego digital Ícone alego digital

Adoção e clima são destaque em novas frentes parlamentares

27 de Maio de 2025 às 18:00
Crédito: Denise - Sérgio (Edição Maykon)
Adoção e clima são destaque em novas frentes parlamentares
Instalação das novas frentes parlamentares na Assembleia Legislativa

A Frente Parlamentar da Adoção em Goiás, sob o comando da deputada Vivian Naves, e a Frente Parlamentar em Defesa da Transição Climática Justa e Promoção dos Créditos de Carbono como Solução Sustentável, coordenada pela deputada Rosângela Rezende, são os novos colegiados da Assembleia Legislativa. Com a instalação das frentes, nesta terça-feira, 27, os debates sobre as questões, os desafios e as oportunidades envolvendo os temas ganham relevância no Parlamento goiano. 

Duas novas frentes parlamentares foram criadas na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) nesta terça-feira, 27. O Decreto Administrativo nº 3.946, de 15 de maio de 2025, possibilitou a instalação da Frente Parlamentar da Adoção em Goiás, sob o comando da deputada Vivian Naves (PP). Já o tema da mudança do clima ganhará espaço no Parlamento com a Frente Parlamentar em Defesa da Transição Climática Justa e Promoção dos Créditos de Carbono como Solução Sustentável, por iniciativa da deputada Rosângela Rezende (Agir), que estará à frente do novo colegiado. 

Ao abrir os trabalhos da instalação da nova frente, Vivian Naves disse que a união dos entes públicos e da sociedade civil é fundamental para dar voz às pessoas que desejam adotar. “Nós buscamos garantir que as crianças e adolescentes sejam protegidos. É um direito da criança e do adolescente ter um lar, ter um pai e uma mãe. Por isso, queremos expor essa questão, ouvindo, debatendo e criando soluções reais para que o processo de adoção seja mais célere e humanizado”, destacou.

No encontro, tomaram assento à mesa dos trabalhos, além de Vivian Naves, que presidiu a reunião, as seguintes autoridades: de forma remota, o presidente da Comissão de Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa, deputado Alessandro Moreira (PP); a presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Goiás, Roberta Muniz Elias; a coordenadora geral da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), juíza Célia Regina Lara; o defensor público da 3ª Defensoria Pública da Infância e Juventude de Goiânia, João Pedro Carvalho Garcia; a promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e coordenadora do Natinfância, Cristiane Marques de Souza; e a diretora-executiva do Conviver – Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Goiânia, Vera Lúcia Cardoso.

A deputada também explicou que o objetivo é que cada vez mais crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade possam conviver em família. “Que especialmente aqueles que estão em abrigos possam ser adotados, ter um lar, uma família e, principalmente, amor, que é o que desejamos para todas as nossas crianças e adolescentes”, completou.

Na sequência, os componentes da mesa também fizeram uso da palavra. A presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB Goiás, Roberta Muniz Elias, enfatizou que no Brasil existe apenas uma Frente Parlamentar da Adoção em São Paulo e, agora, esta em Goiânia. “A iniciativa da deputada Vivian é fundamental. Hoje é um dia de esperança, um dia de futuro. A instalação da Frente Parlamentar da Adoção na Alego é um passo firme em direção ao respeito pleno dos direitos de crianças e adolescentes. É a resposta institucional que tanto precisamos para garantir aquilo que está previsto na lei, que é o direito de toda criança de crescer em família, de pertencer. A deputada não apenas ouviu o nosso pedido da OAB, mas ela agiu”, pontuou.

A coordenadora geral da Infância e Juventude do TJ-GO, juíza Célia Regina Lara, apresentou dados recentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre adoção. “Hoje, temos 5.256 crianças e adolescentes disponíveis para adoção no Brasil. Há 33.409 pretendentes à adoção no país. Em Goiás, há 128 crianças e adolescentes para adoção e 1.045 pretendentes ativos. No Brasil, a partir de 2019, foram adotados 27.479 crianças e adolescentes. Seguimos com o compromisso do Tribunal de Justiça de Goiás em relação à pauta da adoção e também com todos os assuntos envolvendo crianças e adolescentes no estado de Goiás. Hoje é um dia muito importante para mim; a proteção de crianças e adolescentes é minha vida há 13 anos e, por isso, agradeço o compromisso de todos os presentes”, afirmou.

Histórias de adoção

Após as falas das autoridades, pais adotivos também tiveram a oportunidade de fazer uso da palavra. Alex Lucas Hanusch, pai solo de João Lucas, Esther Lucas e Bryan Lucas, contou sua jornada com a adoção. “Minha história iniciou há três anos quando dei entrada no processo e, desde o início, já busquei o grupo de apoio do Conviver. Foi muito bom para definir o perfil dos filhos que estava procurando e também para trocar experiências. O processo de espera é longo, mas, nesse período, consegui me preparar para ser pai. Logo após o processo, meus filhos chegaram para mim: Bryan com 7 anos, João Lucas com 5 anos e Esther com 3 anos”, pontuou.

Renand Siqueira e Érica de Mendonça, que são os pais adotivos de Heloíse Mendonça, também compartilharam suas experiências e enriqueceram o encontro. Érica disse que Heloíse chegou para eles há dois anos. “Tínhamos um processo de busca ativa, quando a Heloíse veio para nossa família ela tinha sete anos. Hoje, nós três participamos do grupo Conviver e também ajudamos na causa da adoção”, disse.

Ao finalizar o encontro, a deputada Vivian Naves enfatizou a necessidade de destinar emendas para instituições que trabalham com adoção. “Reafirmo meu compromisso com essas entidades e vamos seguir criando soluções para que a gente avance nas políticas públicas e na aplicabilidade das leis que são feitas no Legislativo”, concluiu.  

Frente em Defesa da Transição Climática

A Assembleia Legislativa de Goiás instalou, na manhã desta terça-feira, 27, a Frente Parlamentar em Defesa da Transição Climática Justa e Promoção dos Créditos de Carbono como Solução Sustentável. O decreto administrativo que possibilitou a criação do novo colegiado parlamentar é o de nº 3.904, de 2 de abril de 2025. O evento teve lugar na Sala Júlio da Retífica, da Casa de Leis.

Além de Rosângela Rezende, que coordena os trabalhos, a frente é composta pelos parlamentares Bia de Lima (PT), Dra. Zeli (UB), Alessandro Moreira (PP), Coronel Adailton (Solidariedade), Anderson Teodoro (Avante), Wilde Cambão (PSD), Karlos Cabral (PSB), Rubens Marques (UB) e Lineu Olimpio (MDB).

No encontro de hoje, Rosângela Rezende agradeceu a confiança dos membros integrantes da frente e discorreu sobre a atuação: “Essa frente nasce de um interesse étnico, social e ambiental. A crise climática é real e seus impactos já afetam de forma desigual as comunidades mais vulneráveis. É com essa consciência que propomos uma transição justa, que não deixe ninguém para trás e que alie o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a preservação ambiental.”

Práticas sustentáveis

A legisladora enfatizou que a atuação estará centrada em apoiar os municípios no enfrentamento das mudanças climáticas. “Nossa atuação estará centrada em incentivar o uso de energias limpas e renováveis, fomentar a inserção de Goiás no mercado brasileiro de redução de emissões, promover mecanismos como os créditos de carbono para estimular práticas sustentáveis, contribuir com estratégias estaduais para o reflorestamento, valorizando a conservação florestal e o combate ao desmatamento ilegal e, principalmente, aproximar o debate climático da realidade local”, frisou.

Rezende afirmou que a frente nasce também como um espaço de articulação, que precisa fomentar o diálogo com o Executivo, o Legislativo, os prefeitos, as universidades, o setor produtivo, as organizações não governamentais (ONGs) e os movimentos sociais. “A transição justa exige participação ampla, transparência e corresponsabilidade”, finalizou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.