Ícone alego digital Ícone alego digital

Veter Martins propõe projeto de política preventiva à saúde neurológica

05 de Junho de 2025 às 08:13

O deputado Veter Martins (UB) apresentou o projeto de lei de nº 13166/25, para instituir a Política Estadual de Prevenção dos Efeitos dos Alimentos Ultraprocessados sobre a Saúde Neurológica, com foco na informação, conscientização e promoção de hábitos alimentares saudáveis em Goiás. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para distribuição de relatoria. 

Martins afirma que o objetivo da proposta é, ao estabelecer uma política pública estadual preventiva e educativa sobre a saúde neurológica da população goiana, evitar os efeitos nocivos do consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, com especial atenção dos sintomas do mal de Parkinson e outras doenças degenerativas. 

O parlamentar adicionou à proposta uma reportagem publicada pelo jornal Diário da Manhã (DM), no mês passadio, sobre a relação dos efeitos de alimentos ultraprocessados e o surgimento de doenças, como o aparecimento, precoce, do transtorno comportamental do sono REM (TCSR), a constipação, a perda de olfato e as alterações motoras. A matéria jornalística contou com dados validados pela revista "Neurology".

Outra informação acrescentada ao projeto foi um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), que revelou que adultos, ao consumirem mais de 20% de calorias diárias em alimentos ultraprocessados, apresentam um aumento de risco significativo no comprometimento cognitivo e na aceleração no declínio neurológico. 

Para o deputado, esse cenário é preocupante, uma vez que o consumo de produtos ultraprocessados no estado é crescente. “É papel do Estado garantir políticas sociais e econômicas que reduzam o risco de doenças e outros agravos à saúde, inclusive entre crianças, adolescentes e idosos, grupos que têm apresentado alto consumo desses produtos”, destacou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.