Cristóvão Tormin propõe transferência anual da capital para o povoado de Muquém
O deputado Cristóvão Tormin (PRD) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 17005/25, propondo instituir a transferência simbólica da capital do Estado de Goiás para o povoado de Muquém, localizado no município de Niquelândia, anualmente no dia 15 de agosto.
Segundo a proposta, a transferência deverá ser realizada em homenagem às celebrações de Nossa Senhora d'Abadia e terá caráter comemorativo e cultural, como forma de reconhecimento à importância histórica e religiosa do povoado de Muquém para o Estado de Goiás. Além disso, a data passará a integrar o calendário oficial de eventos do estado.
O parlamentar explica que o intuito é reconhecer e valorizar o que ele classifica como relevância histórica, cultural e religiosa do povoado de Muquém, um dos mais tradicionais centros de romaria do Centro-Oeste brasileiro. O texto aponta que a devoção a Nossa Senhora d'Abadia remonta ao século XVIII, quando os primeiros registros indicam a presença de fiéis que, movidos pela fé e gratidão, percorriam longas distâncias em peregrinação ao povoado.
“Essa tradição se fortaleceu ao longo dos séculos e transformou o Muquém em símbolo da religiosidade popular goiana. Todos os anos, no mês de agosto, especialmente no dia 15, milhares de romeiros de diversas regiões do estado e de outras partes do país se dirigem a Muquém em demonstração de fé, devoção e pertencimento cultural. A festividade não apenas reforça a identidade religiosa da população, mas movimenta o turismo, fomenta a economia local, promove a integração social e mantém vivas tradições que constituem o patrimônio imaterial do povo goiano”, escreve Tormin.
A proposta será encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, para distribuição à relatoria parlamentar.