Concurso Alego 2025
Cargo de analista administrativo terá 20 vagas e a jornada de trabalho é de 30 horas semanais, com remuneração inicial de R$ 10.150,33. Os aprovados vão ampliar a capacidade técnica da Assembleia Legislativa de Goiás.
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) prepara a realização de um novo concurso público com 101 vagas imediatas distribuídas entre cargos de níveis médio e superior. O certame integra a estratégia de reestruturação do quadro efetivo da Casa, promovida pela Mesa Diretora, com foco na ampliação da eficiência administrativa e no suporte técnico às atividades legislativas.
Para tanto, serão ofertadas 20 vagas para a categoria funcional de analista administrativo, sendo a segunda com maior número de oportunidades, atrás apenas do cargo de policial legislativo, que terá 40 vagas.
Fortalecimento institucional
A categoria funcional de analista administrativo foi criada por resolução da Mesa Diretora, aprovada em fevereiro de 2025, com o objetivo de ampliar a capacidade técnica da Assembleia e qualificar o desempenho das áreas administrativas da Casa.
A diretora de Gestão de Pessoas da Alego, Sulema de Oliveira Barcelos, explica que os candidatos aprovados serão lotados conforme critérios e necessidades da administração: “A lotação considerará o déficit de servidores em setores estratégicos, o perfil e as competências de cada profissional, e a adequação às demandas específicas das unidades administrativas”.
Entre as atribuições do analista administrativo, estão a execução de atividades de nível superior de apoio ao planejamento, gestão de aquisições e procedimentos de licitação, contratação e formalização de ajustes; atividades de apoio à gestão do orçamento, ao desenvolvimento de auditorias; de apoio à área jurídica; além de atividades relativas à gestão de pessoas; redação, digitação e conferência de expedientes diversos.
Também cabe ao analista administrativo a gestão e a supervisão da execução de contratos, mantendo o registro das transações realizadas, de forma a assegurar a conformidade com os termos estabelecidos, e a avaliação da entrega satisfatória dos produtos e serviços adquiridos.
Outras funções do analista administrativo envolvem ações multidisciplinares que demandem a aplicação de conhecimentos teóricos, tecnológicos e metodológicos na área administrativa; além de outras atividades correlatas, de mesma natureza e nível de complexidade, conforme as necessidades da área ou da Assembleia Legislativa.
A função não exige formação específica, mas os candidatos devem ter diploma de conclusão de curso de nível superior, devidamente registrado e expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Remuneração e benefícios
A remuneração inicial para o cargo está estimada em R$ 10.150,33, com jornada de trabalho de seis horas diárias. Esse valor, porém, pode ser acrescido de gratificação adicional de aperfeiçoamento profissional, sendo 25% para pós-graduação, 30% para mestrado e 35% para doutorado.
Para mais informações sobre o concurso público, acompanhe as atualizações no Portal da Alego e nos canais oficiais da Assembleia Legislativa.