Casa oferece, nesta 5ª-feira, testes rápidos de diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promove, nesta quinta-feira, 7, campanha com a disponibilização de testes rápidos para diagnóstico de hepatite B e C, HIV e sífilis. Os exames integram ação de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), realizada pela Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, em parceria com a Prefeitura de Goiânia, e colaboração de unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os exames serão realizados gratuitamente no térreo do Bloco A nos períodos matutino e vespertino. Os testes são rápidos, utilizam apenas uma gota de sangue e fornecem resultados em poucos minutos.
ISTs
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2024, Goiás teve um total de 39 registros de HIV em adultos, sendo três dos casos identificados em Goiânia. A maior preocupação, contudo, envolve a sífilis, com o registro de 245 casos da infecção de forma adquirida no ano passado, sendo 46 em gestantes e 15 de sífilis congênita, quando a infecção sexualmente transmissível (IST) é transmitida de mãe para filho. A maioria dos registros (64%) ocorreu entre homens, com idade entre 20 e 39 anos.
Os números da sífilis no estado têm chamado a atenção das autoridades de saúde. O cenário verificado em 2023 foi considerado alarmante, por ter sido o ano com o maior número de casos registrados da série histórica (desde 2010). Foram 9.960 casos de sífilis adquirida, 2.940 de sífilis em gestantes e 652 registros de sífilis congênita, com seis óbitos de recém-nascidos, quatro deles na capital. Segundo a secretaria, os números, contudo, podem estar relacionados à maior facilidade de acesso aos testes para detecção de ISTs.
Testes rápidos para hepatite B e C, HIV e sífilis
Quando: Quinta-feira, dia 7, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas
Onde: Térreo do Bloco A do Palácio Maguito Vilela, ao lado da Diretoria de Saúde
Mais informações pelos telefones 3221-3471 e 3221-3163