Ícone alego digital Ícone alego digital

Mauro Rubem pleiteia adaptação de calçadas das unidades de saúde

18 de Agosto de 2025 às 12:12

O deputado Mauro Rubem (PT) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei de nº 19031/25, o qual estabelece diretrizes gerais para a adaptação das calçadas das unidades de saúde públicas e privadas no estado. O objetivo é melhorar a acessibilidade e a segurança no acesso aos serviços de saúde, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A matéria será analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será designada à relatoria. 

A proposta estabelece as seguintes diretrizes: as unidades de saúde deverão garantir espaço adequado para a circulação de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e acompanhantes, incluindo a criação de áreas de estacionamento acessíveis; as calçadas rebaixadas para estacionamento deverão garantir a segurança viária, evitando comprometer o fluxo do trânsito e o livre acesso aos pedestres.

De acordo com o texto, o rebaixamento da calçada deverá observar a largura mínima de 3,5 metros, salvo em casos excepcionais, onde as condições físicas da via não permitam tal adequação. A implementação do rebaixamento deverá ser realizada de forma a garantir a segurança dos usuários, especialmente em situações de emergência.

Rubem aponta, em justificativa, que a adaptação das calçadas em frente às unidades de saúde, tanto públicas quanto privadas, garante acesso aos transeuntes e, principalmente, das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015). 

O deputado defendeu a constitucionalidade da medida: "Importante destacar que o Estado de Goiás não está assumindo a responsabilidade direta pela regulamentação ou fiscalização dessas medidas, uma vez que isso é da competência exclusiva dos municípios, conforme o art. 30 da Constituição Federal. O papel do Estado é orientar e fomentar a adoção das diretrizes, respeitando a autonomia dos municípios para adaptarem suas legislações conforme as condições locais". 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.