Por iniciativa de Bruno Peixoto, Parlamento comemora, pela 1ª vez, o Dia do Padre, com homenagem a líderes eclesiásticos

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu nessa segunda-feira, 11, a primeira sessão solene em homenagem ao Dia do Padre. A cerimônia, celebrada por iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), foi um reconhecimento à contribuição dos líderes religiosos católicos para a sociedade goiana. Durante o evento, bispos das dioceses de Goiás foram agraciados com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo goiano. Além disso, padres de todas as regiões de Goiás receberam o Certificado do Mérito Legislativo, em reconhecimento aos seus trabalhos pastoral, social e espiritual realizados nas comunidades.
Fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos, além de Peixoto: arcebispo metropolitano de Goiânia e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Justino de Medeiros Silva; deputado federal Zacarias Calil (UB); deputados estaduais Cristóvão Tormin (PRD) e Rosângela Rezende (Agir); bispo diocesano de Jataí, dom Joaquim Carlos Carvalho; bispo diocesano de Ipameri, dom José Francisco Rodrigues do Rêgo; bispo diocesano de São Luís de Montes Belos, dom Lindomar Rocha Mota; bispo auxiliar de Goiânia, dom José Roberto dos Reis; bispo auxiliar de Goiânia, dom Levi Bonatto; administrador diocesano da diocese de Rubiataba-Mozarlândia, padre Diomar Aparecido de Bastos Xavier; pároco da paróquia São Francisco de Assis de Catalão, diocese de Ipameri e presidente da Comissão Regional dos Presbíteros do Regional Centro-Oeste da CNBB, padre Joel Gomes Martins de Souza; presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Júnior; e prefeito de Rubiataba, padre Weber (PSD).
Ao iniciar a sessão, Bruno Peixoto parabenizou os padres presentes e falou da sua alegria em realizar a primeira sessão solene em homenagem ao Dia do Padre na história recente da Assembleia Legislativa. “Espero que seja um marco e que possamos celebrar essa homenagem todos os anos. Vocês dedicam suas vidas para servir a sociedade. Acompanho de perto a dedicação, o carinho e a palavra amigas dos presentes. Fiz questão, enquanto presidente da Casa, de celebrar essa homenagem. Agradeço a todos vocês, em nome de todos os deputados”, falou.
Reconhecimento
Em seguida, o deputado Cristóvão Tormin lembrou que o Dia do Padre é comemorado oficialmente em 4 de agosto, mas que merece ser celebrado todos os dias. “ Não poderia deixar de me deslocar de Luziânia nesta noite, para celebrar, com vocês e o presidente desta Casa, essa data. Além do apoio espiritual, da palavra, do apoio as famílias, vocês exercem um trabalho social muito importante nas nossas cidades. Temos que reconhecer sempre o papel dos nossos sacerdotes em nossa sociedade”, reverenciou Tormin.
Em tempo, a deputada Rosângela Rezende destacou o dia histórico promovido pelo presidente Bruno Peixoto, ao realizar essa sessão especial. “Eu respeito muito as ações sociais, na saúde e na educação, que os sacerdotes de Goiás realizam. Me proponho a ser uma parceira nessas obras, levando a palavra de Deus com mais empenho às comunidades, para melhorar a vida das sociedades carentes”, pontuou a parlamentar.
O deputado federal Zacarias Calil também fez uso da palavra e falou da sua alegria em participar da sessão, especialmente no ano jubilar da Igreja Católica, que celebra 2025 anos de nascimento de Jesus Cristo. “O sacerdócio exige entrega, dedicação e coragem. Em cada paróquia, os padres são presença de acolhimento, orientação e cuidado, especialmente junto as famílias e mais vulneráveis. A iniciativa do presidente Bruno Peixoto é um gesto que valoriza a missão espiritual dos sacerdotes, mas também seu trabalho social e humano, muitas vezes de forma silenciosa, mas de muito impacto nas famílias”, defendeu Calil.
Celebração Pastoral
Falando em nome dos homenageados, o arcebispo metropolitano de Goiânia e primeiro vice-presidente da CNBB, dom João Justino agradeceu a Bruno Peixoto pela homenagem e lembrou que é impossível falar na história de Goiás, sem lembrar da presença e atuação da Igreja Católica. “Em todo território goiano é possível ver como o povo católico não poupou esforços para erguer templos que se tornariam marcos de uma presença que contribuiu e contribui para o desenvolvimento deste estado. Em nome dos bispos presentes, agradeço a homenagem e o gesto.”
Dom Lindomar Rocha Mota também agradeceu a Peixoto pela homenagem e exortou pela união de forças para que todos vivam bem: a política, a escola, o judiciário e a sociedade em geral. "Nesse âmbito, que com humildade, recebemos essa homenagem, em nome do povo católico. É um trabalho que não é feito sozinho, mas com a graça de Deus conseguiremos”, finalizou.
Por fim, o padre Joel Gomes Martins de Souza fez uso da palavra e também agradeceu ao presidente Bruno pela homenagem. Falou da honra sentida na celebração e pelo reconhecimento da importância dos ministros da Igreja e o trabalho desempenhado ao longo do tempo, que contribuiu por uma sociedade mais humana, mais justa e fraterna.
"A Igreja sempre se pautou na verdade que liberta todo ser humano e esteve e está presente por meio dos seus ministros religiosos, junto ao povo. Olhando para nossa história de Goiás, muitas cidades e povoados nasceram ao redor de Igrejas, orientados por seus pastores. O clero goiano era uma classe do saber, que atuou na educação e nos governos e queremos continuar somando. Em nome de todos os padres, agradeço essa sessão e pelas honrarias”, concluiu o pároco.